PUBLICIDADE

Política

Para analistas, Dilma precisará de perfil mais conciliador

31 out 2010 - 20h36
(atualizado às 22h35)
Compartilhar

A candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu a eleição presidencial neste domingo, mas agora terá pela frente o desafio de desenvolver um perfil mais de negociação e conciliação, disseram analistas políticos. Veja comentários sobre desafios políticos de Dilma.

Rubens Figueiredo, cientista político, CEPAC: "acho que a Dilma vai ter problema pela característica da eleição que ela protagonizou. É muito mais fácil você fazer uma coalizão quando você tem um presidente treinado na negociação e que tem uma aprovação alta".

"Ela (Dilma) não tem tradição histórica no PT. Ela tem uma experiência muito pequena na negociação parlamentar, e ela não tem o talento na comunicação que o Lula tem".

"Acho que tudo fica dependendo da performance econômica. Se a economia for bem, ela pode ter condições de atrair forças políticas. Acho que a oposição renasceu na campanha... O PSDB cresceu como partido. Como a campanha foi muito acirrada, acho que a oposição sai com mais moral para fazer oposição"

Roberto Romado, cientista político, UNICAMP: "é uma vitória, mas não com margem imensa, totalmente diferente da eleição de Lula, com mais de 60%. É evidente que a presidente terá uma base muito mais forte no Congresso. Se Lula tivesse essa base que Dilma terá, muito provavelmente não teríamos Dilma eleita, porque Lula se candidataria a um terceiro mandato".

"Vejo que ela precisará de muita diplomacia para reconhecer que sua vitória não foi acachapante, que existe uma oposição e um quadro de desequilíbrio (com vitórias da oposição em governos estaduais). Mas o perfil dela não é o do Lula, que é um conciliador. Ela tem perfil técnico, mais de comando e demonstrou ao longo do tempo que esteve à frente da Casa Civil que é mais intransigente".

Dilma tem o mesmo nome da mãe, uma moça mineira que se casou com um búlgaro chamado Pétar Russév
Dilma tem o mesmo nome da mãe, uma moça mineira que se casou com um búlgaro chamado Pétar Russév
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade