PUBLICIDADE

Política

Em SC, franceses elogiam organização das eleições no Brasil

31 out 2010 - 20h08
(atualizado às 22h56)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Os observadores franceses que acompanham os procedimentos do Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina (TRE) disseram estar "impressionados" com a tecnologia empregada nas eleições no Brasil. De acordo com a jornalista Marie Florence Bennes, que atuou 17 anos como correspondente do Le Monde, a votação eletrônica seria um exemplo a ser seguido em todo o mundo.

Dois integrantes da Associação Elections Expert, especializada em eleições internacionais, acompanharam, desde o último sábado (30), os procedimentos para a votação no estado. "Estou realmente muito impressionada com a organização dos brasileiros e, principalmente, com a informatização das eleições", disse Marie ao lembrar que na França a disputa ainda é realizada no voto com papel. "Os brasileiros dão um exemplo fantástico de democracia para todo o mundo", completou.

Bennes e o o observador senegalês Theodore Adrien Ndione acompanharam a votação em São João Batista, município da região metropolitana de Florianópolis e um dos pioneiros a utilizar o sistema de votação biométrica, que permite a identificação do eleitor pela impressão digital.

"As pessoas trabalham com obras e em agricultura e têm as mão machucadas, mesmo assim o sistema consegue funcionar perfeitamente", disse a jornalista francesa. "Esta tecnologia deveria ser utilizada em todo o mundo pois mostra eficácia, segurança e principalmente agilidade".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade