PUBLICIDADE

Política

TSE ainda está "aprendendo como coibir abusos" na internet

31 out 2010 - 18h31
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (31) que a a justiça eleitoral está "aprendendo a lidar" com a internet e a "coibir abusos neste campo". "A internet é um território livre e deve ser livre mesmo", disse, citando definição do ministro Carlos Ayres Britto, que o antecedeu na presidência do TSE. "É um fenômeno desse mundo contemporâneo, um modo de expressão, de comunicação das pessoas que transcende as fronteiras nacionais e deve ser livre por definição. É até extremamente difícil controlar o fluxo de manifestações na globosfera".

Ao longo da disputa eleitoral, o presidente disse que foram registrados "alguns exageros" que geraram reclamações no TSE. "Algumas delas na internet tradicional e um último caso, julgado sexta-feira, que diz respeito a esse novo instrumento que é o Twitter", lembrou.

Na última sexta (30), os ministros concederam o primeiro direito de resposta no Twitter, ao entender que o coordenador de campanha de Dilma Rousseff (PT), Rui Falcão, ofendeu o presidenciável tucano José Serra, em duas mensagens postadas no microblog.

"O próprio Tribunal está aprendendo ainda a lidar com esse novo fenômeno e aprendendo como pode coibir abuso neste campo. A Justiça Eleitoral, particularmente, está se aparelhando para intervir de forma consequente, mas também de forma muito pontual para não impedir, não coactar (reduzir) esse livre fluxo de ideias e informações".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade