PUBLICIDADE

Política

Serra vence na primeira urna apurada em Minas Gerais

31 out 2010 - 18h16
(atualizado às 18h22)
Compartilhar
Juliana Prado
Direto de Brasília

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, foi o mais votado na primeira urna apurada em Minas Gerais neste domingo (31). Esse tipo de divulgação trata-se de um gesto simbólico para marcar o início da apuração no Estado. A assessoria do TRE-MG lembra que a totalização dos votos é vedada antes das 19h, quando encerra a votação em todos os Estados.

Dos 335 votos de uma das seções do colégio Loyola, na capital mineira, 130 foram para Serra e 86 para Dilma Rousseff (PT), além de três votos brancos e oito nulos. Nesta seção, 227 eleitores compareceram para votar, num índice de abstenção considerado muito alto pela Justiça Eleitoral mineira, de 32% de ausentes.

O Colégio Loyola está localizado em uma área nobre de Belo Horizonte, onde, pelo histórico do primeiro turno, o candidato do PSDB tem vantagem sobre a concorrente petista.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas divulgou um balanço das ocorrências registradas no Estado até o momento. Foram 39 ocorrências, sendo 31 delas registros de prisões de eleitores. O principal motivo para as detenções, segundo a Justiça, foi venda de bebida alcoólica na capital e interior. Das 4 mil urnas distribuídas por todo o território mineiro, 189 tiveram que ser substituídas. Em Guaxupé, na Região Sul, a votação teve de ser feita manualmente.

A previsão da justiça eleitoral do Estado é de que as primeiras parciais da votação comecem a ser divulgadas a partir das 19h. No primeiro turno, a totalização foi encerrada às 2h16m da segunda-feira, com dados da cidade de Mato Verde. A capital, Belo Horizonte, encerrou a totalização às 23h25 do domingo, dia 3 de outubro.

José Serra posa para fotos ao lado de aliados políticos
José Serra posa para fotos ao lado de aliados políticos
Foto: Fernando Borges / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade