PUBLICIDADE

Política

Serra vence eleições entre brasileiros do Reino Unido

31 out 2010 - 16h29
(atualizado em 8/11/2010 às 18h05)
Compartilhar
Fábia Belém
Direto de Londres

Conforme os boletins divulgados pelas seções eleitorais instaladas no consulado-geral do Brasil em Londres, o candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, venceu as eleições entre os brasileiros residentes no Reino Unido com 53,54% do total de votos (1.783 votos). Dilma Rousseff, presidenciável pelo PT, obteve 39% (1.299 votos). Foram registrados 117 votos em branco e 131 nulos.

Pelas contas do Ministério das Relações Exteriores, há 180 mil brasileiros vivendo no Reino Unido, embora somente 6.981 mil tenham o título registrado no consulado-geral do Brasil em Londres. Deste total, 3.330 mil compareceram para votar neste domingo (31). Portanto, o equivalente a 47,7% do total.

Neste segundo turno, a votação foi tranquila e bem mais rápida se comparada ao primeiro, quando muitos eleitores apareceram para pegar o título na última hora. "Desta vez os eleitores se distribuiram durante todo o dia, e não só na hora do almoço. Estou satisfeito com o trabalho de todos", declarou o cônsul-geral do Brasil no Reino Unido, Valter Pecly Moreira.

Como os demais eleitores, o paranaense Maurício Jerônimo não enfrentou fila. Disse que não votou no primeiro turno porque estava trabalhando. "Hoje estou de folga e acho ótimo poder votar, pois me sinto fazendo parte da situação".

Perto da hora do almoço, a calçada do consulado mais parecia uma feira gastronômica, com brasileiros querendo conquistar os eleitores pelo paladar. Entre os quitutes, feijoada, pamonhas, pastéis, coxinhas, latas de guaraná e cocadas. "Vendi neste mesmo ponto nas eleições de 2002, 2006 e agora. Em 2006, eu não tive concorrente e o meu lucro foi de 580 libras", contou o mineiro Félix Ramos de Lima, que mora em Londres há onze anos. Entre uma venda e outra, disse que espera o melhor para o Brasil. "Quem ganhar, que não esqueça dos brasileiros, principalmente de nós, que estamos fora do País".

No começo da tarde uma eleitora passou mal e teve que ser atendida por uma equipe do Serviço Nacional de Saúde, chamada às pressas por funcionários do consulado. Segundo eles, a brasileira estava com a pressão alta e não conseguiu votar.

Cônsul-geral do Brasil no Reino Unido minutos antes de fechar as seções eleitorais em Londres
Cônsul-geral do Brasil no Reino Unido minutos antes de fechar as seções eleitorais em Londres
Foto: Fabia Belem / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade