PUBLICIDADE

Política

DF: Roriz vota e reclama que sua foto não aparece na urna

31 out 2010 - 16h22
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) reclamou neste domingo (31), que sua foto não apareceu na urna eletrônica. Ele chegou a ser candidato, mas desistiu após não conseguir ter um veredicto da Justiça sobre se é ou não considerado "ficha suja". Sua candidatura foi susbstituída pela mulher, Weslian Roriz, mas a mudança ocorreu após as urnas terem sido lacradas e a foto de Roriz apareceu no primeiro turno. Neste domingo, a foto da nova candidata ao Palácio do Buriti também não foi disponibilizada aos eleitores.

Joaquim Roriz, que pediu para os mesários verificarem eventuais defeitos na urna eletrônica que utilizava, não conseguiu, em uma segunda tentativa, registrar sua escolha para presidente da República. Ele registrou o ocorrido na ata da própria seção eleitoral.

De acordo com a legislação eleitoral, o ex-candidato pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com um pedido de investigação para apurar que problema poderia ter havido na urna eletrônica do colégio Salesiano, no Núcleo Bandeirante, no entorno do Distrito Federal. Se a Justiça Eleitoral considerar que há má fé do ex-governador ele poderá responder por crime eleitoral.

Crackers

No final do ano passado o TSE desafiou hackers de todo o País a tentar violar as urnas eletrônicas. Na ocasião - que resultou em uma confirmação pelo Tribunal de que as urnas são invioláveis - hackers acusaram o TSE, em entrevista ao Terra, de manipular as regras do jogo, limitando os softwares que eles poderiam usar na tentativa de violar as urnas. Além da proibição óbvia de que os piratas da internet não podiam, durante o teste, jogar as urnas eletrônicas no chão ou as abrir fisicamente com chaves de fenda, por exemplo, o edital garantia margem para que programas ilegais ou roubados, principal mecanismo dos crackers, fossem preferencialmente evitados nos testes.

Ao lado da esposa candidata Weslian Roriz, ex-governador Joaquim Roriz reclamou de não ver sua foto na urna eletrônica
Ao lado da esposa candidata Weslian Roriz, ex-governador Joaquim Roriz reclamou de não ver sua foto na urna eletrônica
Foto: Vinícius Thompson / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade