PUBLICIDADE

Política

Dilma vence apuração em Paris; eleitores comemoram

31 out 2010 - 16h08
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Paris

A petista Dilma Rousseff é a preferida dos eleitores brasileiros que moram em Paris, na França. A apuração dos votos realizados no consulado brasileiro, na capital francesa, apontou vitória da candidata à presidência da República por 57,3% dos votos válidos, contra 42,6% para o oponente, o tucano José Serra.

A votação em Paris se encerrou pontualmente às 17h (12h no Brasil), mas a apuração só foi divulgada às 18h15.

Enquanto o resultado não era divulgado, três eleitores da petista aguardavam diante do consulado. Flávio Arias Rodrigues, enfermeiro paulista de férias em Paris, queria ser o primeiro a avisar os amigos brasileiros sobre os resultados na França. "Esse é um momento histórico. Faço questão de estar aqui e participar", disse.

Após a confirmação da vitória de Dilma em Paris, Flávio sacou uma bandeira do Brasil e, junto com outra brasileira, Márcia Moraes, comemoraram o resultado. "Viva as mulheres! Viva o Brasil!", gritava Márcia, com outra bandeira verde-amarela em punho.

Dos 3.994 eleitores aptos a votar, 1.921 compareceram às urnas, registrando um comparecimento de 48%, sete pontos a menos do que no primeiro turno. O feriadão de Toussaints (Todos os Santos), nesta segunda-feira(1º), foi apontado pelo cônsul-geral-adjunto André dos Santos como uma das razões para o aumento da abstenção. Durante o dia, não houve momentos de longas filas, como aconteceu em 3 de outubro.No primeiro turno, Dilma já tinha sido a preferida dos brasileiros em Paris, com 46% dos votos, contra 29,6% que tinham escolhido Serra.

Brasileiros em frente ao consulado brasileiro, localizado na avenida Franklin Roosevelt, a duas quadras da famosa Champs-Elysées
Brasileiros em frente ao consulado brasileiro, localizado na avenida Franklin Roosevelt, a duas quadras da famosa Champs-Elysées
Foto: Lúcia Müzell / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade