PUBLICIDADE

Política

Confúcio Moura é eleito governador de Rondônia

31 out 2010 - 20h32
(atualizado em 1/11/2010 às 00h58)
Compartilhar

O ex-prefeito da cidade de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) foi eleito governador de Rondônia com 58,68% dos votos, contra 41,32% registrado por João Cahulla (PPS). Formado em Medicina, Confúcio nasceu em 16 de maio de 1948, em Dianópolis, Tocantins. Foi eleito deputado federal em 1995, reeleito em 1999 e 2003. Elegeu-se prefeito de Ariquemes, Rondônia, em 2004, sendo reeleito em 2008. Neste ano, renunciou ao cargo para disputar o governo de Rondônia.

Confúcio Moura assumirá governo de Rondônia
Confúcio Moura assumirá governo de Rondônia
Foto: Santiago Roa Junior / Especial para Terra

Confúcio tem como vice na chapa o empresário Airton Gurgacz, que representa a região de Ji-Paraná, segundo colégio eleitoral de Rondônia. Os candidatos encararam uma campanha marcada pela busca da polarização entre a coligação "Aliança por Uma Rondônia Melhor Para Todos" (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), que procurou se opor à coligação de Cahulla, "Avança Rondônia" (PP, PPS, PTN, PMN, PHS, PSDC, PTN, PSL, PV e PRP). No primeiro turno, Confúcio obteve 44% dos votos, enquanto Cahulla ficou com 37,12%.

Com uma pequena diferença de votos, o segundo turno foi marcado por troca de críticas e acusações entre os candidatos. Confúcio atacou a rejeição de Cahulla baseado nos números recebidos no primeiro turno, afirmando que a população não quer que ele seja eleito. Ainda chamou seu adversário de "terrorista" e "ignorante". Já Cahulla criticou os aliados de Confúcio, referindo-se ao apoio recebido por Confúcio de políticos envolvidos em escândalos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade