PUBLICIDADE

Política

Dilma derrota Serra em votação apertada em Roma

31 out 2010 - 15h51
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Leandro Demori
Direto de Roma

Em votação apertada na Itália, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, derrotou o rival José Serra (PSDB). Entre os eleitores brasileiros que exerceram o direito ao voto em Roma, foram 833 votos (50,58% dos votos válidos) para a petista, e 814 votos (49,42% dos votos válidos) para Serra.

As informações oficiais foram divulgadas pela Embaixada do Brasil nacapital italiana por volta das 18h (horário local, 15h em Brasília).

O dia de votação começou com chuva na cidade. Logo pelamanhã, religiosos de diversas congregações ligadas ao Vaticano já sereuniam em frente ao prédio brasileiro na Piazza Navona, coração docentro histórico de Roma, antes mesmo da abertura das urnas. A chuvaparou e recomeçou diversas vezes ao longo do dia, o que ajuda aexplicar a maior abstenção em relação ao primeiro turno: dos quase 3,5mil brasileiros aptos a votar, 1.647 compareceram. No dia 3 de outubro,1.938 pessoas votaram.

Após a votação, o ministro responsável pelo pleito na capital italiana, Márcio Cambraia, afirmou que não houve nenhum incidente grave durante todo o domingo (31).

"Ocorreu tudo bem. A abstenção foi maior que no primeiro turno, mas já era esperada, porque hoje (domingo, 31) choveu muito e amanhã (segunda-feira, 1) é feriado em Roma", explicou.

A Embaixada do Brasil na capital italiana tem 3.488 inscritos nas 13 seções eleitorais montadas na sede da representação diplomática na Piazza Navona, centro histórico da cidade. São 47 mesários - metade deles voluntários da comunidade brasileira na capital.

Dilma teve 50,58% dos votos válidos em Roma, contra  49,42% de Serra
Dilma teve 50,58% dos votos válidos em Roma, contra 49,42% de Serra
Foto: Leandro Demori / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade