Eleições 2010

Fale conosco
 
 

Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Estaduais » Estaduais

 Capiberibe é eleito governador do Amapá com 53,77% dos votos
31 de outubro de 2010 19h40 atualizado às 22h56

Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá. Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá
Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

Camilo Capiberibe, candidato do PSB, venceu a disputa pelo governo do Amapá e obteve 53,77%, contra 46,23% de Lucas Barreto, candidato do PTB. Filho de João Capiberibe (PSB), ex-senador e ex- governador do Estado entre os anos de 1995 e 2002, e da deputada Janete Capiberibe (PSB), é bacharel em direito, mestrando em Ciências Políticas e foi presidente do centro acadêmico da PUC-Campinas. No PSB, Capiberibe foi secretário de Organização da Executiva Estadual do partido. Atualmente, o deputado é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado. O novo governador tentou a prefeitura de Macapá em 2008, e chegou a ir ao segundo turno, onde obteve 33,07% dos votos válidos, e perdeu a disputa.

A campanha pelo governo do Amapá foi conturbada. O governador Pedro Paulo Dias (PP), que tentava a reeleição, foi preso por nove dias em setembro, acusado de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações. Quando reassumiu o cargo, Dias chegou a declarar que voltaria a disputar a reeleição, mas não conseguiu passar para o segundo turno.

No primeiro turno, Lucas Barreto obteve 28,93% dos votos, enquanto Capiberibe ficou com 28,68%.

Durante toda a campanha eleitoral, Barreto contou com o apoio do presidente do Senado, José Sarney e teve seu nome vinculado ao escândalo dos atos secretos do Senado. Já Capiberibe, apesar de enfrentar acusações contra seu pai que foi considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, teve um discurso ético durante sua campanha.

Redação Terra
  1. Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá

    Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

  2. Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá

    Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

  3. Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá

    Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

  4. Camilo Capiberibe do PSB em coletiva após ser eleito novo governador do Amapá

    Foto: Mario Tomaz/Especial para Terra

/eleicoes/2010/foto/0,,00.html