PUBLICIDADE

Política

Rio: Sérgio Cabral vota e diz ter certeza da vitória de Dilma

31 out 2010 - 12h58
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Isaac Ismar
Direto do Rio de Janeiro

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, votou por volta das 12h deste domingo no colégio Estadual Roma, em Copacabana, zona sul da capital fluminense. Ele chegou acompanhado de um dos filhos, Marco Antônio, e tinha adesivos da candidatura de Dilma Rousseff colados na blusa. O governador conversou com vários eleitores, principalmente idosos, e posou para fotografias. Diferentemente do primeiro turno, quando houve empurra-empurra, desta vez, não houve tumulto no local de votação de Sérgio Cabral.

O governador reeleito votou em um colégio em Copacabana, zona sul do Rio
O governador reeleito votou em um colégio em Copacabana, zona sul do Rio
Foto: Alex Ribeiro / Futura Press

Após votar, ele conversou com a imprensa e se disse seguro da vitória de Dilma. "Não tenho dúvida que o povo do Rio de Janeiro será mais uma vez grato ao presidente Lula e à Dilma por tudo que nós conquistadmos nesses quatro anos, com parceria que nunca houve na história do Rio de janeiro. O Rio saiu do 21º colocado no ranking dos Estados que recebem verba da União para ser o primeiro. A Dilma comandou isso como chefe da Casa Civil. Era como se fosse a primeira-ministra do Lula", afirmou Cabral.

"O povo do Brasil, em especial o do Rio, dará a resposta hoje. A nossa candidata tem reiterado nacionalmente políticas públicas do Rio de janeiro. Quando que o Rio era referência de políticas públicas?", questionou o governador.

Perguntado sobre uma possível vitória de José Serra, Cabral voltou a reiterar a vitória da petista Dilma Rousseff. "Tenho certeza que vamos ganhar essa eleição. Aqui no Rio a resposta do povo será extraordinária para a Dilma", disse.

Sobre a possibilidade de o feriado - além de Finados, o feriado também é uma extensão do dia do funcionário público - trazer alto índice de abstenção no Estado, o governador respondeu que o servidor público fluminense é grato ao Lula e à Dilma. "Quem disse que o servidor público vota no outro candidato? Pelo contrário. Nunca se viu tanto apoio ao servidor público quanto agora. Se compararamos os oito anos do presidente Lula com os oito anos anteriores, o servidor público é muito grato ao Lula e à Dilma", afirmou.

Cabral disse ainda que, assim que sair o resultado, pretende ligar para os dois para parabenizá-los. De Copacabana, ele segue para a cidade de Mangarativa, de onde acompanha o resultado da apuração com a família. "Estou curioso para ver a primeira mulher presidente da República do Brasil: uma mulher com história, garra e competentência. É realmente emocionante", disse.

Petróleo

Sobre a polêmica envolvendo a divisão dos royalties do pré-sal, Cabral afirmou que Dilma garantiu que vai honrar o que está combinado até o momento entre os Governo do Estado do Rio e o presidente Lula. "Será implantada a lei da partilha, estabelecendo um percentual do barril de petróleo de enorme tranquilidade para o Estado do Rio. Não gera perda de receitas. Outros Esardos também ganharão com isso".

Cabral disse ainda que, na segunda-feira, haverá uma comemoração em um hotel em Brasília. Ele não confirmou a presença, no entanto, porque pretende inaugurar a nova estação do Metrô - Cidade Nova - na capital fluminense.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade