PUBLICIDADE

Política

El País destaca despedida de Lula e favoritismo de Dilma

31 out 2010 - 08h19
Compartilhar

O jornal espanhol El País destacou em sua edição deste domingo (31) a importância do legado de Lula à frente da presidência da República e o favoritismo da candidata petista Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais.

Segundo o diário, Lula inicia sua retirada da presidência após "oito anos com grande êxito e brilho". E agora, com sua saída, "uma etapa da história do Brasil se encerra".

Baseada nas pesquisas de intenções de voto, que apontam vantagem de Dilma de dez a 14 pontos percentuais sobre Serra, o El País considera a presidenciável petista franca favorita e diz que Dilma, caso eleita, terá como principal desafio a necessidade de garantir "autonomia a Lula e, sobretudo, a respeito dos dirigentes do PT".

Já o diário norte-americano The New York Times ressaltou que a "campanha se tornou um referendo sobre os prósperos oito anos do Sr. Da Silva (Lula), que manteve a estabilidade econômica e reduziram o fosso de desigualdade" no País.

Também destacando o favoritismo de Dilma, o jornal cita ainda metas inacabadas do governo Lula, como resolver o problema educacional e melhorar a saúde pública, como objetivos principais da petista, se eleita.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade