PUBLICIDADE

Política

Em dia chuvoso, religiosos abrem votação em Roma

31 out 2010 - 06h36
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Leandro Demori
Direto de Roma

Protagonistas de última hora das eleições deste ano, os religiosos cristãos abriram as seções de votação na capital italiana na manhã deste domingo. A movimentação começou antes mesmo das 8h do horário local - 4h no horário de Brasília. Católicos, sobretudo apostólicos romanos, chegam em grupos após as primeiras rezas do dia, que costumam acontecer entre 5h e 6h da manhã.

O primeiro votante confirmou o voto logo após às 8h, quando os relógios internos das urnas as desbloqueiam automaticamente. As 13 seções eleitorais da embaixada devem ficar abertas até às 5h da tarde, salvo contratempos.

Os brasileiros votantes em Roma são os que moram em regiões do sul e centro da Itália - os habitantes do norte votam em Milão. Depois da própria capital, Nápoles e Florença são as cidades com maior número de inscritos para votar na "cidade eterna". "Sempre que posso, venho, mesmo morando longe e tendo que ficar duas horas dentro do trem", diz Hazneth da Silva Ribeiro, paraense que mora há 14 anos em Porto Ercole, praia da região da Toscana. "Nos informamos muito com os parentes que moram no Brasil", explica o filho Pedro Henrique Ribeiro, vivendo na Itália com a mãe há dois anos. "O que for bom pra eles, que vivem lá, é bom pra gente", diz. Ambos também votaram no primeiro turno.

A Embaixada do Brasil em Roma tem 3.488 inscritos nas 13 seções eleitorais montadas na sede da representação diplomática na Piazza Navona, centro histórico da cidade. São 47 mesários - metade deles voluntários da comunidade brasileira na capital. Para eles, o governo brasileiro oferecerá refeições ao longo do dia no próprio edifício. No cardápio estarão produtos tipicamente brasileiros como pão de queijo e guaraná.

Como já havia acontecido no primeiro turno, as eleições do Brasil são destaque em todos os principais jornais italianos, recém-chegados às bancas junto aos aromas matutinos das cafeterias da praça onde fica o prédio da embaixada.

A chuva deve atrapalhar a programação dos brasileiros que, após o voto, passeiam pelo antigo Estádio de Domiciano para apreciar a mostra permanente de pintura que lota o local, admirar as três fontes que enfeitam o espaço - com destaque para a "Fontana dei Quattro Fiumi", esculpida por Gian Lorenzo Bernini - ou assistir a shows dos vários artistas de rua que circulam por lá.

Após as primeiras rezas do dia, religiosos abrem votação em Roma
Após as primeiras rezas do dia, religiosos abrem votação em Roma
Foto: Leandro Demori / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade