PUBLICIDADE

Política

Julgamento do Ficha Limpa foi "teatro de absurdos", diz Roriz

29 out 2010 - 18h25
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, que abdicou de sua candidatura ao Palácio do Buriti depois de ser recorrentemente barrado por conta da Lei da Ficha Limpa, classificou nesta sexta-feira (29) de "teatro de absurdos" o julgamento que o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta semana durante o qual confirmou que vale para este ano a legislação que estabelece novas regras de inelegibilidade e barrou a candidatura do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA). Nessas eleições, Jader disputou e conseguiu, com cerca de 1,8 milhão de votos, uma vaga no Senado.

No que classifica como "carta ao povo do Distrito Federal", Roriz acusou a Suprema Corte de tomar decisões para beneficiar setores do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT). "Caiu a ficha. Desceu o pano. Após o último ato do teatro de absurdos protagonizado pelo julgamento desta semana, o Supremo Tribunal Federal usou de dois pesos e duas medidas ao avaliar a situação dos candidatos em relação à chamada lei da 'ficha limpa'. O Supremo decidiu que a Lei da Ficha Limpa vale para alguns e para outros, não. Assim, estão salvos os interesses do PT e do governo", afirma o ex-governador.

No julgamento que selou o destino de Barbalho esta semana, o ministro do STF, Gilmar Mendes, além de classificar a Lei da Ficha Limpa como um exemplo de "nazi-fascismo", atribuiu ao deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) a autoria de uma emenda que barraria Roriz da disputa eleitoral de 2010. "No caso do DF é evidente. O que se tinha em mente era atingir um dado candidato em nome de uma suposta higidez moral.Essa lei tem nome, sobrenome e filiação ao PT", disse Mendes na ocasião.

"O poder do Governo e do PT é tão avassalador que já não reconhece limites, e a própria divisão e independência dos Poderes é apenas utopia. Os fatos comprovam isso", acusou o ex-governador na carta. "Tratar situações iguais de forma desigual é o supra-sumo da iniquidade", completou ele, que abandonou a candidatura e colocou a esposa, Weslian Roriz, em seu lugar.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade