PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lula elogia Jaques Wagner em evento oficial na Bahia

29 set 2010 - 23h46
Compartilhar
Davi Lemos
Direto de Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após passar por São Francisco do Conde (BA) para a comemoração dos 60 anos da Refinaria Landulpho Alves, esteve em Salvador para, na tarde desta quarta-feira (29), inaugurar três viadutos do Complexo Rótula do Abacaxi, que integra a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga a BR-324 ao Porto de Salvador. Durante a inauguração, Lula destacou a figura do governador e candidato à reeleição do Estado, Jaques Wagner (PT)

O primeiro a se pronunciar foi o motorista rodoviário Carlos Cruz Araújo, que falou em nome de todos os motoristas. "Os usuários sabem como era difícil esse trecho com congestionamentos de até uma hora e meia de relógio. Agradecemos ao presidente Lula e ao governo do Estado. Obrigado, governador!", bradou o motorista ao final de seu discurso, num evento oficial da Presidência da República.

As obras realizadas na Rótula do Abacaxi, em Salvador, são umas das principais obras que resultam peças de campanha para a propaganda de reeleição de Jaques Wagner, que também apareceu nesta quarta em inserções na TV enaltecendo-se pela conquista das obras. As duas frentes de trabalho inauguradas representam 54% do projeto e um investimento de R$ 120 milhões.

A construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos compreende 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e uma ciclovia, num investimento total de R$ 381 milhões. Foi ressaltado ainda pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, que o projeto original não previa toda a gama de obras então projetadas. "O projeto original ligava apenas a BR-324 ao Porto de Salvador". O atual governo estadual, segundo ele, melhorou o projeto.

O diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, ao cumprimentar a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, ressaltou quem queria que fosse o alvo de seus elogios. "Eu gostaria de estar abraçando o Jaques Wagner que é o grande responsável por essa obra", disse o diretor-geral. Já o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que a obra só aconteceu por conta da parceria do governo federal com o governo da Bahia, numa clara referência ao governo Wagner.

O presidente sobrevoou as obras do complexo viário e aterrisou em umas das pistas inauguradas. Lá conversou com uma das únicas operárias, que chorou. O presidente estava com colete à moda Evo Morales e disse que não falaria da obras porque já haviam falado bastante sobre ela.

Ao final do discurso, Lula desejou "muita sorte no dia 03 de outubro", lembrando que "depois voltarei aqui com o meu companheiro governador", segundo ele para inaugurar outras obras com a presença do colega petista. Falando sobre a conjuntura baiana, disparou: "o povo não quer mais coronel na política, o povo quer companheiro". A alusão foi clara à antiga política carlista e à necessidade de manter o governo do colega Wagner.

Anúncio

O presidente ainda anunciou que até o final de outubro retornará ao estado para anunciar o início das obras da ferrovia Oeste-Leste, outra obra cara à propaganda de reeleição de Wagner. "Mas precisamos da licença (ambiental para as obras) do Porto de Ilhéus", ressaltou o presidente, pedindo pressa à secretária estadual da Casa Civil, Eva Chiavon, e ao chefe de gabinete de Wagner, Fernando Schimidt. "Ou vão dizer que a obra vai ligar o que a que?". Depois de Salvador, o presidente partiu para Aracaju (SE), onde tem compromisso privado, às 20h.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade