- Juliana Prado
- Direto de Belo Horizonte
A campanha do candidato ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa (PMDB), fez nova investida sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9). Poucas horas depois do comício realizado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o candidato e seu vice, Patrus Ananias, estiveram em Brasília para gravar com Lula participação no programa eleitoral gratuito dos concorrentes mineiros.
Faltando 24 dias para as eleições, a ideia do grupo é intensificar a participação do presidente na campanha, para tentar recuperar a musculatura eleitoral de Hélio Costa. Em um mês, o peemedebista perdeu muitos pontos e, após uma grande vantagem mantida por meses, está em empate técnico com o governador tucano Antonio Anastasia, que tenta a reeleição.
De acordo com Hélio Costa, além da gravação também aconteceu uma reunião para tratar dos "problemas de Minas". O candidato ao Senado, Fernando Pimentel, um dos principais aliados da presidenciável Dilma Rousseff (PT) em Minas, também participou do encontro.
Até o dia 3 de outubro, a coligação "Todos juntos por Minas" vai se desdobrar para colar a imagem de Lula à de Hélio e Patrus. O comício promovido em Betim para cerca de 5 mil pessoas na noite de quarta-feira (8)deu o tom da estratégia. Lula foi escolhido para criticar o governo tucano de Anastasia e Aécio Neves, que comandou o Estado por sete anos e três meses.
Mesmo sem atacar diretamente o bem avaliado ex-governador mineiro, o presidente acusou a gestão tucana, por exemplo, de não aplicar o percentual mínimo de verba na Saúde, como manda a lei. Num tom acima do adotado até agora com os adversários, o presidente fez um alerta aos mineiros, pedindo que pensem antes de votar "para não chorarem sobre o leite derramado".
- Especial para Terra




