Eleições 2010

Fale conosco
 
 

Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Estaduais » Estaduais

 Mercadante culpa a imprensa por segundo lugar nas pesquisas
17 de agosto de 2010 14h25 atualizado às 17h20

Candidato ao governo pelo PT Aloizio Mercadante culpa imprensa pela pouca visibilidade da disputa ao governo. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Candidato ao governo pelo PT Aloizio Mercadante culpa imprensa pela pouca visibilidade da disputa ao governo
Foto: Reinaldo Marques/Terra

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, culpou a imprensa pelo segundo lugar que ocupa nas últimas pesquisas de intenção de voto na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. "Todo dia tem matéria da campanha presidencial. A imprensa tem certo silêncio sobre a eleição em São Paulo", respondeu o petista ao questionamento feito pela jornalista Mônica Bergamo, que comparava as campanhas de Mercadante e Dilma Rousseff, candidata do mesmo partido que aparece à frente na disputa presidencial.

Para Mercadante, o início do horário eleitoral e a presença de Lula em seus comícios irão impulsionar sua campanha. "A campanha não aconteceu para a maioria da população", disse o candidato, que aproveitou a resposta para criticar mais uma vez os 16 anos de governo do PSDB no Estado. "Eles tiveram todo o tempo para fazer e não fizeram", afirmou.

O candidato do PP, Celso Russomanno, foi questionado pelo jornalista Rodrigo Flores sobre sua "afinidade" com Mercadante durante o debate, já que ambos focaram suas críticas no tucano Geraldo Alckmin. "Não existe isso", afirmou. Russomanno aproveitou para dizer que o ônus do governo é o serviço público que classificou como "de péssima qualidade". "Eu vou fiscalizar. Celso Russomanno é o governador das ruas", disse.

Questionado pelo jornalista Josias de Souza sobre a investigação do caso de propina envolvendo a empresa Alston - que participou da construção da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metro) -, se a Assembleia Legislativa deveria começar a se ocupar do tema, Geraldo Alckmin respondeu que a Assembleia se trata de outro poder.

O candidato explicou que "a Alston ganhou por licitação pública, participou e ganhou a licitação". "E se alguém comentou algum deslize, tem que ser apurado". Alckmin aproveitou o tema para falar sobre o que considera "aspecto principal de sua vida pública". "Essa é a minha marca, comecei a vida pública com 19 anos e se você for fazer política tem que ter dedicação", disse.

Mercadante encerrou sua participação no debate chamando atenção para "a falta de compromisso do governo em relação à educação" e pediu aos internautas a mesma chance dada a Lula, quando foi eleito presidente. "Se vocês derem a mesma chance que deram ao Lula, terão o governador da educação", concluiu.

Nas considerações finais, Alckmin focou seu discurso no "jovem internauta" e aproveitou o espaço para pedir votos também para o companheiro José Serra. "Vamos trabalhar juntos, o futuro começa hoje e ele se chama juventude", disse.

Já Russomano aproveitou seu tempo para lembrar o eleitor sobre sua experiência como político e repórter. "Eu sou uma pessoa que anda na rua, que sabe, que sente, que tem a sensibilidade. Continuo fazendo reportagens, mesmo como deputado para que você se sinta protegido, porque nada funciona. Me diga um serviço público de qualidade?", questionou.

O debate entre os candidatos ao governo de São Paulo foi promovido pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL nesta terça-feira (17).

Redação Terra
  1. Candidatos ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) centralizaram suas críticas às lideranças tucanas, que dirigiram o Estado nos últimos quatro anos

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  2. Candidatos ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin participam de debate promovido pela Folha-UOL

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  3. O candidato do PP, Celso Russomanno criticou o trabalho da Sabesp e a falta de atuação do Órgão de Defesa do Consumidor, em referência a gestão tucana

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  4. Candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, participa de coletiva de imprensa após debate promovido pela Folha-UOL

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  5. Candidatos ao governo de São Paulo participam de debate Folha-UOL; Mercadante e Russomano focam discurso na critica da gestão tucana

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  6. Candidato ao governo de São Paulo pelo PP, Celso Russomano enfatiza a trajetória de repórter e político que protege cidadão comum

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

/eleicoes/2010/foto/0,,00.html