PUBLICIDADE

Política

Em comício, Lula ataca senadores por voto contra PAC da Saúde

11 ago 2010 - 00h27
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

Em tom de despedida de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta terça-feira (10), na Praça da Estação, em Belo Horizonte, de comício da candidata à presidência, Dilma Rousseff (PT). Imprimindo um tom emocionado ao evento, onde compareceram cerca de 10 mil pessoas, Lula atacou duramente os senadores que não votaram projetos do governo, principalmente para a área de saúde.

Comício mineiro reuniu a presidenciável petista, Dilma, e o candidato peemedebista ao governo, Hélio Costa
Comício mineiro reuniu a presidenciável petista, Dilma, e o candidato peemedebista ao governo, Hélio Costa
Foto: Roberto Stuckert Filho / Divulgação

Ao lado de Dilma, de vários ministros de Estado e de candidatos da coligação 'Todos juntos por Minas', o presidente brasileiro demonstrou irritação ao citar o Senado Federal e aproveitou para pedir voto para os candidatos da chapa. "Vocês não podem deixar a Dilma passar no Senado o que eu passei com a oposição do DEM e do PSDB. Estes partidos tiraram R$ 40 bilhões da Saúde por ano neste País". Irritado, o presidente fazia alusão ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, que foi rejeitado e previa investimentos no SUS.

O petista ainda desafiou a oposição e o candidato tucano à Presidência, José Serra, a debater realizações de governo e investimentos em obras. Ele afirmou que seus aliados e sua candidata ao Palácio do Planalto estão dispostos a comparar, "fio de bigode por fio de bigode", as realizações da gestão petista e da gestão tucana.

Durante seu discurso, que encerrou o comício de Dilma na capital mineira, o presidente tentou dar autonomia para sua candidata e mostrar seu potencial como candidata, independente da herança natural de sua popularidade. "A Dilma não vai ter saudade do Lula, quando ela for eleita, nós vamos é pensar: por que ela não foi presidente antes".

De acordo com Lula, a sua ex-ministra da Casa Civil já é "dona do próprio nariz". "Ela vai fazer mais e melhor, com olhar de mãe, a Dilma vai olhar para a parte mais pobre da sociedade brasileira".

Gentileza

Lula não disparou críticas apenas para os opositores do PSDB e do DEM e para os senadores que votaram contra seus projetos nos últimos anos. Sobraram farpas também para a entrevista realizada pelo Jornal Nacional na noite de segunda-feira com Dilma. Antes de entregar uma rosa para a presidenciável, Lula disparou: "a gente esperava mais gentileza do apresentador".

Um dos momentos de descontração ficou por conta do "serviço de utilidade pública" levado por Lula ao palanque no meio do comício. Ele anunciou para o público presente que a seleção de Mano Menezes acabava de marcar um gol - de Neymar - sobre a equipe dos Estados Unidos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade