Eleições 2010

Fale conosco
 
 

Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Estaduais » Estaduais

 Presidente do PSDB nega falta de apoio a Jarbas Vasconcelos
29 de julho de 2010 10h11

Ed Ruas
Marcela Rocha

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), nega turbulências na aliança firmada em seu Estado para eleger Jarbas Vasconcelos (PMDB) governador. No entanto, aliados do DEM criticam o tucano e reivindicam maior envolvimento do PSDB no pleito. O ex-prefeito do município de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), anunciou apoio à candidatura do governador Eduardo Campos (PSB), aliado do presidente Lula que tenta a reeleição.

Peessedebistas confirmam que, dos 17 prefeitos tucanos no Estado, 14 estão com Campos e apenas três manifestaram apoio a Jarbas. Além disso, o candidato do PSB conta com três deputados estaduais do PSDB a seu lado: Claudiano Martins, Carlos Santana e Emanuel Bringel.

Mas o presidente do PSDB retruca que o outro lado também tem suas culpas. "Mais de metade dos prefeitos do PMDB não apoiam Jarbas e um terço das prefeituras do DEM também não", diz Guerra.

Além disso, diz o tucano, "a principal prefeitura do PSDB, Jaboatão, que representa a maior parte do eleitorado, apoia Jarbas". Elias Gomes, prefeito da cidade, foi secretário de Justiça e Direitos Humanos do último governo de Jarbas, de 2002 a 2006. "Prefeitos do PSDB apoiam Campos porque a maioria deles veio do PSB", afirmou o tucano, que também é oriundo do Partido Socialista Brasileiro.

"A tendência dos prefeitos no nordeste é apoiar os candidatos do governo. Nem por isto a oposição perde", afirmou Guerra, para depois explicar: "o próprio Jarbas já se elegeu governador sem apoio de prefeitos, Campos também, assim como Arraes". "As eleições de governador em Pernambuco não são necessariamente balizadas por prefeitos", completou.

Jarbas tem afirmado a seus interlocutores que só se candidatou porque o pedido partiu de Serra. A candidatura do peemedebista nasceu com a condição de que Sergio Guerra fosse candidato ao Senado. O tucano negou e alegou que seu envolvimento na campanha presidencial não lhe permitiria disputar a Casa. Agora, candidato à Câmara dos Deputados, a justificativa para seu distanciamento segue a mesma.

Todas as segundas-feiras Guerra viaja a São Paulo para tratar de assuntos relacionados à candidatura Serra. Seu retorno a Recife é, geralmente, marcado para quarta-feira da mesma semana. "Até hoje não tem um cartaz meu de deputado. Eu não estou nem acompanhando Serra nas viagens dele", afirmou o senador ao Terra.

Terra Magazine