Eleições 2010

Fale conosco
 
 

Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Eleições 2010

 CNI/Ibope: Serra só tem preferência entre ricos e no Sul
24 de junho de 2010 13h01 atualizado às 13h08

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O cruzamento de dados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada junto ao Instituto Ibope aponta que o candidato tucano à presidência da República, José Serra, só tem a preferência do eleitorado da região Sul do País e da parcela mais rica da população, que recebe acima de 10 salários mínimos mensais.

Nesta quarta-feira (23), a CNI/Ibope registrou que a petista Dilma Rousseff lidera as intenções de voto para o pleito de outubro quando o cenário apresentado traz os 11 prováveis candidatos - 38,2% contra 32,3% de Serra -, quando são apresentados apenas os três principais postulantes ao Palácio do Planalto - 40% a 35% diante de Serra - e no cenário espontâneo, com 22% da preferência do eleitor.

Na pesquisa espontânea, quando ao eleitor não é apresentada uma lista de possíveis candidatos, Dilma bate Serra em todas as faixas etárias, nos dois sexos e em todos os graus de instrução. A distância maior entre os dois candidatos ocorre na pesquisa estimulada e entre a população entre 25 e 29 anos. Nessa perspectiva, Dilma tem 43% dos possíveis votos; Serra atinge 30%.

Para o tucano, favoráveis apenas os cenários na região Sul, onde venceria Dilma Rousseff por 20% a 18% e na parcela mais rica da população por 29% a 22%.

O desempenho de Dilma na CNI/Ibope é explicado pelo diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, por exemplo, pelo aumento substancial do conhecimento de Dilma diante do eleitorado. Atualmente, conforme o levantamento, 73% sabem informar que ela é candidata à presidência.

Em março, período da última pesquisa, esse índice chegava a 58%. Na mesma seara favorável, a rejeição à ex-ministra caiu de 27% em março para 23% em junho. Ainda assim, a pesquisa registra um recuo na preferência de voto no candidato aprovado pelo presidente Lula, variando de 53% em março para 48% nesta pesquisa.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. A CNI/Ibope, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010, foi a campo entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.

Redação Terra