Rio de Janeiro (RJ)

Segunda, 17 de novembro de 2008, 02h02

Rio: Jandira quer priorizar a revitalização da Lapa

  • Notícias

Em exatamente 44 dias a futura secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, irá assumir o cargo. Como primeira promessa, ela quer começar a devolver o brilho que a Lapa perdeu nos últimos anos, tirando do papel o projeto de revitalização da região, que já está sendo elaborado.

A primeira ação será faxina nos Arcos, que ganhará nova pintura e limpeza periodicamente. Donos de casas noturnas, bares e restaurantes, que ainda mantém a Lapa no roteiro da badalação carioca, serão chamados nos próximos dias para reunião com a equipe de transição de Jandira e ajudar a definir as melhorias para a região.

Com os Arcos restaurados, a futura secretária promete tirar do papel projetos de melhoria de infra-estrutura. Todos os prédios situados no entorno dos Arcos passarão por análise e terão reformas específicas. Os imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico serão preservados e espaço ainda maior será destinado à moradia.

De acordo com Jandira, a idéia é deixar o centro com mais cara de bairro residencial, mas com infra-estrutura, já que o números de prédios invadidos na região cresce a cada dia.

A geração de empregos também está entre as prioridades. Jandira estuda legalizar e criar um espaço para alojar os vendedores ambulantes. Os flanelinhas também passarão a trabalhar com a fiscalização da Guarda Municipal, que terá o efetivo reforçado na região. "Vamos chamar para reunião também a Cedae, a Rio Luz e os responsáveis por outras áreas de políticas públicas", prometeu Jandira.

Os profissionais da música também serão incluídos no projeto de geração de empregos na cadeia produtiva do bairro. "Será criado um selo de cultura, que incentivará os bares a organizarem ainda mais shows de música ao vivo. A idéia é dar emprego a esses profissionais que estão desvalorizados", acrescentou ela.


O Dia