São Paulo (SP)

Quarta, 12 de novembro de 2008, 15h27 Atualizada às 15h29

TRE proclama Kassab prefeito de São Paulo

  • Notícias

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) proclamou o engenheiro Gilberto Kassab (DEM), e a pedagoga Alda Marcoantonio (PMDB), como próximos prefeito e vice-prefeita da capital paulista. Além dos candidatos eleitos da chapa "São Paulo no Rumo Certo", foram proclamados os 55 vereadores eleitos no pleito de outubro.

O presidente da sessão foi o juiz Marco Antonio Martin Vargas que avaliou a corrida eleitoral como uma das mais propositivas dos últimos tempos. Vargas considerou um caso isolado na eleição o da candidata derrota Marta Suplicy (PT), acusada de colocar em dúvida a honestidade de Kassab em uma propaganda que questionava a vida pessoal do candidato.

"Contraditoriamente, o volume de processos foi 50% maior em relação à eleição anterior. Atribuo isso a fiscalização dos candidatos em relação à postura dos rivais", disse o juiz.

Ele afirmou ainda que aconteceu a concessão de apenas dois casos de direitos de respostas durante o pleito. Um no primeiro e outro no segundo turno. Conforme o tribunal regional paulista, esse número foi bem maior na eleição anterior.

O processo eleitoral encerra-se no dia 18 de dezembro quando haverá a diplomação dos candidatos eleitos. Vargas explicou que mesmo diplomados, os eles podem ter o registro de suas candidaturas cassado por recursos julgados ou no TRE-SP ou em outras instâncias da Justiça Eleitoral.


Especial para Terra