Rio de Janeiro

Terça, 11 de novembro de 2008, 18h10

Cabral defende parceria em encontro de prefeitos eleitos

  • Notícias

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), participou da solenidade de encerramento do II Encontro de Prefeitos Eleitos. O evento, que contou com a participação de 80% dos novos prefeitos fluminenses, ocorreu na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio. Na cerimônia, Cabral defendeu união entre os municípios e o governo do Estado.

"Esta é uma oportunidade de vê-los, abraçá-los e dizer a eles que nós estamos presentes e estaremos juntos, independentemente de siglas partidárias. Se por acaso eu estive em algum município apoiando algum candidato que não ganhou, hoje não quero saber: a partir de 1º de janeiro todos poderão contar comigo", afirmou.

Quando questionado sobre que dicas daria aos novos prefeitos, Cabral afirmou que o sucesso de uma gestão é a parceria.

"Todo time que está em primeiro lugar só alcança isso porque trabalha em equipe. O ser humano é insubstituível. Portanto, escolham bons nomes para montar as suas equipes e façam com que a política esteja sempre a serviço do bem comum. Tenham austeridade com o dinheiro público e economizem cada centavo", sugeriu Cabral.

O governador colocou sua equipe à disposição dos prefeitos e convidou todos a fazer o que puderem para trazer mais empresas ao interior do Estado.

"Vamos pensar no interior fluminense, porque sem essa região nós não somos nada", completou o governador.

Durante o ciclo de palestras ao longo de três dias de congresso, foi distribuída uma cartilha para os prefeitos eleitos com orientações, sugestões e dicas de administração, ressaltando, entre outras, a de dar continuidade às obras e ações iniciadas na gestão anterior, mas não concluídas com o fim do mandato.

O congresso foi promovido pela Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo Sistema Fecomércio do Estado. O primeiro encontro foi em 2004, em Vassouras, e reuniu 66 prefeitos eleitos para a gestão 2005/2008.

O encontro de prefeitos tratou, entre outros temas, do combate à dengue. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que esteve nesta segunda-feira no Palácio Quitandinha, fez um apelo a todos os presentes: que o combate ao Aedes aegypti seja priorizado pelas equipes de transição e que a população também continue mobilizada nesse sentido.

Também estiveram presentes à solenidade de encerramento a primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral; o vice-governador e secretário de Obras Luiz Fernando Pezão; os secretários da Casa Civil, Regis Fichter; de Fazenda, Joaquim Levy; entre outros secretários e autoridades.


O Dia