Rio de Janeiro (RJ)

Segunda, 10 de novembro de 2008, 20h28 Atualizada às 21h18

Jandira se reúne com setores culturais do Rio

  • Notícias

A futura secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, promoveu na tarde desta segunda-feira a primeira reunião com representantes de diversos setores da cultura carioca. Participaram do encontro, no Planetário da Gávea, nomes ligados ao teatro, dança, música, diversidade cultural, hip hop, cinema, arquitetura, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Biblioteca Nacional.

Do encontro, em que participaram aproximadamente 35 pessoas, foram formados sete grupos executivos temáticos - orçamento/tributário, patrimônio/intervenções urbanísticas, teatro, audiovisual, dança, instrumental/sinfônico e música.

Os grupos serão integrados por três pessoas, que vão fazer um diagnóstico detalhado de cada equipamento cultural da prefeitura - atualmente são 66 equipamentos próprios - para que depois sejam apresentadas propostas.

Jandira Feghali ressaltou que o levantamento das emendas orçamentárias são prioridade nesse momento. Segundo ela, já foi feito contato com os coordenadores de orçamento da Câmara Federal, da Assembléia Legislativa e um levantamento dos projetos do Ministério da Cultura.

"Além do orçamento próprio, nossa meta é buscar recursos das emendas orçamentárias e também da iniciativa privada. Estamos em contato com empresas como Petrobras e Furnas para futuras parcerias", afirmou.

A futura secretária também vai buscar a integração com as demais secretarias municipais. Jandira afirma que a integração será a marca da sua gestão, seguida pela democratização do acesso aos bens culturais. A primeira parceria será com a Secretaria de Educação.


Redação Terra