Rio de Janeiro (RJ)

Quinta, 30 de outubro de 2008, 11h01

Paes garante que acabará com a aprovação automática no Rio

  • Notícias

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou que irá acabar com a aprovação automática dos alunos nas escolas municipais da capital. "Vamos acabar com a aprovação automática, manter o sistema de ciclos com reforço escolar para que o aluno possa passar de ano aprendendo", disse. O prefeito participou, nesta manhã, de debate com o prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), promovido pela rádio Band News.

Durante o debate, Paes também comparou a situação da educação no Rio de Janeiro com a de São Paulo. De acordo com o prefeito, existem situações na capital carioca que fazem com que o ensino no Rio de Janeiro seja de pior qualidade. "A média de alunos por sala de aula em São Paulo é de 20 a 25, no Rio é algo em torno de 40 alunos por sala de aula. Isso impossibilita o professor de ensinar com qualidade", afirmou.

Já o prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab, aproveitou o espaço para falar dos avanços feito pela sua gestão na área da saúde. Kassab reconheceu que a qualidade do ensino público é muito ruim no País, mas lembrou que a educação também é uma responsabilidade dos governos estadual e federal.

O prefeito também afirmou que acabou com as chamadas escolas de lata e com o terceiro turno, além de promover a qualificação dos professores da rede municipal. "No início da nossa gestão, até escolas de lata havia em São Paulo. Tínhamos centenas de escolas com terceiro turno e gradualmente fomos acabando com isso na nossa gestão", afirmou.


Redação Terra