Eleições 2008

Domingo, 26 de outubro de 2008, 21h28

PT perde nas capitais, mas lidera em grandes cidades

  • Notícias

Caio Quero

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o partido que venceu em mais cidades onde disputava o segundo turno nas eleições municipais deste domingo.

O PT venceu a disputa em oito cidades hoje e agora governará 21 municípios, entre os 79 que são capitais ou têm mais de 200 mil eleitores. O número representa um crescimento na quantidade de cidades governadas pelo partido, que atualmente comanda as prefeituras de 17 cidades, entre capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores.

Um exemplo é a vitória do ex-ministro do Trabalho e da Previdência de Lula, Luiz Marinho, que venceu a disputa em São Bernardo do Campo, berço político do presidente.

Apesar do crescimento, o partido perdeu as eleições nas três capitais onde tinha candidatos disputando o segundo turno. Em São Paulo, o atual prefeito, Gilberto Kassab, do Democratas, venceu Marta Suplicy.

Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, José Fogaça, do PMDB, bateu a petista Maria do Rosário. Em Salvador, na Bahia, outro peemedebista, João Henrique Carneiro, venceu o candidato do PT, Walter Pinheiro.

PMDB
Além das duas capitais, o PMDB foi vencedor em outras seis cidades onde disputava o segundo turno. O partido da base aliada de Lula saiu fortalecido das eleições municipais, vencendo em oito cidades no segundo turno, e começa 2009 governando 17 cidades. Atualmente, o PMDB governa 14 municípios.

O PMDB venceu as eleições em quatro capitais, com prefeitos reeleitos em três (João Henrique Carneiro em Salvador, José Fogaça em Porto Alegre e Dário Berger em Florianópolis).

No Rio de Janeiro, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, venceu em uma disputa acirrada Fernando Gabeira (PV), que fazia parte de uma coligação com o PPS e o PSDB.

Tucanos
Os tucanos venceram o segundo turno em duas capitais neste domingo, com a eleição de João Castelo em São Luís (MA), e a reeleição de Wilson Santos, em Cuiabá (MT).

No total, o PSDB venceu em quatro cidades e começa 2009 governando 13 municípios entre capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. O número representa um decréscimo para o partido, que atualmente governa 15 cidades do mesmo porte.

Em Belo Horizonte, o candidato da aliança entre o PT e o PSDB, Márcio Lacerda, do PSB, venceu o peemedebista Leonardo Quintão. Já a reeleição do democrata Gilberto Kassab em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, fez com que seu partido comece 2009 governando cinco municípios, entre capitais e cidades com 200 mil eleitores. Atualmente, os democratas governam quatro grandes cidades.


BBC Brasil