Cuiabá

Domingo, 26 de outubro de 2008, 20h09 Atualizada às 21h08

Wilson Santos (PSDB) foi reeleito em Cuiabá

  • Notícias

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O prefeito Wilson Santos (PSDB), da coligação Dante Martins de Oliveira, foi reeleito prefeito de Cuiabá (MT). O candidato obteve 60,47% dos votos válidos. Mauro Mendes (PR), da coligação Compromisso com Cuiabá e candidato do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, ficou em segundo lugar, com 39,53% dos votos válidos. Brancos 1% e nulos 2,02%.

Com a vitória, Santos mantém vivo o planejamento do PSDB, que almeja lançá-lo candidato ao governo do Estado de Mato Grosso em dois anos.

Como líder das pesquisas desde o início da campanha, Santos virou alvo de seus opositores, especialmente de Mendes. O candidato do PR fez diversas críticas ao prefeito, dizendo que ele não cumpriu, em sua gestão, o que havia prometido quatro anos atrás.

Santos foi obrigado a retirar propaganda institucional do site da prefeitura de Cuiabá, em uma ação movida pelo PR, e ainda foi multado em mais de R$ 53 mil pela prática de propaganda eleitoral fora de época.

Mendes, que passou a crescer nas pesquisas a partir de setembro, ainda alfinetou seus dois principais adversários em um debate organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Santos e Rabello faltaram ao debate e deram a Mendes a chance de dizer que faltou compromisso com a sociedade aos seus opositores.

A definição de Wilson Santos encabeçando a chapa do PSDB foi natural. O partido tucano só deixou para última hora a escolha de Chico Galindo (PTB) como vice na chapa. Ele tem larga experiência na política local e busca seu sétimo cargo eletivo. Além de prefeito de Cuiabá, já teve dois mandatos de deputado estadual e federal e um de vereador da capital matogrossense.


Especial para Terra