Porto Alegre (RS)

Domingo, 26 de outubro de 2008, 19h01 Atualizada às 22h03

RS: Fogaça é o 1º prefeito reeleito em Porto Alegre

José Fogaça (PMDB) comemora vitória no comitê central do partido, em Porto Alegre
José Fogaça (PMDB) comemora vitória no comitê central do partido, em Porto Alegre
Alfonso Abraham/Divulgação

José Fogaça (PMDB), da coligação Cidade Melhor - Futuro Melhor, composta por PTB-PSDC-PDT, além do partido do candidato, venceu, com 100% dos votos apurados, o segundo turno das eleições municipais e foi reeleito prefeito de Porto Alegre (RS) com 58,95%. É o primeiro caso de reeleição na prefeitura da capital gaúcha. A candidata petista, Maria do Rosário, obteve 41,05% dos votos válidos.

Fogaça, que tem como vice na chapa José Fortunati (PDT), enfrentou, no primeiro turno, uma campanha marcada pelo tom agressivo de seus adversários contra a sua administração. Licenciado do cargo com o objetivo de se entregar completamente à candidatura, o peemedebista focou seu discurso nas realizações, além de alfinetar a administração passada, do Partido dos Trabalhadores (PT), alegando que quando assumiu a prefeitura havia dívidas, em 2005.

No dia 17 de outubro, o PPS oficializou apoio a Fogaça, na sede do partido, em um ato com a presença do presidente da legenda, Paulo Odoni.

O PSDB também oficializou o apoio à campanha de José Fogaça (PMDB). O anúncio foi feito pelo deputado Nelson Marchezan, que ficou em sexto lugar no primeiro turno das eleições municipais, com 2,83% dos votos válidos.


Redação Terra