Eleições 2008

Domingo, 26 de outubro de 2008, 16h14 Atualizada às 17h12

Para Itamar, eleição não interfere em coligações para 2010

  • Notícias

O ex-presidente da República Itamar Franco avaliou que a rivalidade entre PT e PSDB não vai necessariamente influenciar a formação de coligações para as eleições presidenciais de 2010.

"Achar que nós teremos um resultado eleitoral municipal definindo 2010 é muito difícil", afirmou Itamar ao votar neste domingo em Juiz de Fora (MG), uma das cidades que têm disputa entre petistas e tucanos.

Historicamente, PT e PSDB estão de lados opostos no plano nacional, mas Itamar não vê esse quadro como definitivo. "Se você for analisar o quadro nacional, as alianças entre os partidos estão muito díspares", comentou o ex-presidente.

Itamar justificou a declaração pela peculiaridade das eleições em Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, PT e PSDB apóiam a candidatura de Márcio Lacerda (PSB), que concorre contra Leonardo Quintão, do PMDB.

PT e PMDB, contudo, mantêm alianças em boa parte dos municípios onde os partidos disputam o segundo turno da eleição.

Na entrevista aos jornalistas na hora de votar, Itamar também falou que, embora a rivalidade entre PT e PSDB possa não se refletir em 2010, o futuro prefeito de Juiz de Fora terá de administrar a cidade pensando nas relações com as esferas estadual e federal.

"Juiz de Fora não é um ponto qualquer no mapa e, evidentemente, o prefeito não vai poder ter apenas uma visão municipalista, mas estadual e, sobretudo, nacional", disse.


Agência Brasil