São Paulo (SP)

Domingo, 26 de outubro de 2008, 12h50 Atualizada às 17h21

Em ato falho, FHC diz que Kassab 'ganhou eleição'

Ex-presidente Fernando Henrique vota em São Paulo
Ex-presidente Fernando Henrique vota em São Paulo
Gustavo Rampini/Futura Press

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Após acompanhar a votação da candidata à vice da sua chapa, Alda Marco Antônio (PMDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) fez uma visita ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ambos acenaram da sacada do apartamento do edifício de FHC, localizado no bairro Higienópolis, região central de São Paulo. Em entrevista coletiva, o líder tucano cometeu um ato falho e deu o candidato por eleito. "Pelas palavras dele, se vê porque ganhou a eleição. É um homem simples, direto", disse FHC.

Questionado se o democrata já havia ganho as eleições, FHC se corrigiu. "Vou esperar, naturalmente, a apuração das urnas, mas temos convicção de que venceremos", falou.

Fernando Henrique afirmou que o País passa por uma "crise econômica grave" e disse que é preciso "preparar um futuro mais tranqüilo com menos demagogia e menos retórica". FHC sinalizou que a aliança com o Democratas deve seguir nas próximas eleições. "Vamos continuar assim, não é só DEM é o bem do País. É assim que se ganha a eleição: conversando com o País".

O ex-presidente também afirmou que o PSDB "provavelmente estará bem" para as eleições presidenciais de 2010 porque "tem bons candidatos". "É preciso dizer que quando se dizia que o PT ia ganhar de cabo a rabo, isso não aconteceu. Nos grandes centros, a opinião se formou com independência, liberdade, não há quem eleja poste algum. Isso é conversa fiada. O cidadão brasileiro quer tomar decisão e vai depender muito do desempenho (dos candidatos)", disse.

Kassab segue para seu apartamento, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, onde aguarda com a família o início das apurações. Também está agendado um encontro do candidato com militantes em um hotel na região central da capital paulista.


Redação Terra