São Paulo (SP)

Domingo, 26 de outubro de 2008, 12h11 Atualizada às 19h23

FHC: vitória de Kassab fortalece Serra para 2010

Ex-presidente Fernando Henrique vota em São Paulo
Ex-presidente Fernando Henrique vota em São Paulo
Gustavo Rampini/Futura Press

Daniel Biasetto
Direto de São Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso garantiu que uma vitória de Gilberto Kassab (DEM) nas eleições para a prefeitura de São Paulo fortalece o governador José Serra (PSDB) para as eleições presidenciais de 2010. Segundo ele, a eleição de Kassab e o forte relacionamento com o governador são muito positivos para as pretensões do PSDB no próximo pleito.

"A vitória de Kassab significa o fortalecimento do governador de São Paulo, até mesmo porque existe um relacionamento estreito entre os dois. Em Belo Horizonte também deve ganhar o candidato do governador Aécio, isso mostra que o PSDB tem força eleitoral e pessoas que são capazes de mobilizar opinião", afirmou.

Segundo FHC, não aconteceu o que se imaginava nas eleições municipais de São Paulo, de que o presidente Lula iria fazer a diferença nas urnas. "É uma coisa muito importante o que estamos fazendo aqui, o que se imaginava, que o presidente Lula ia fazer uma eleição facílima e que elegeria até um poste, não aconteceu", disse.

Ainda de acordo com o ex-presidente, o PT perdeu o controle dos grandes centros do Brasil. "O PT perdeu o controle e substituiu, de certa maneira, o antigo PFL e o antigo PDS, forte em alguns pontos do Brasil que não são os mais dinâmicos.

FHC, a exemplo do primeiro turno, foi votar acompanhado do coordenador das subprefeituras, Andrea Matarazzo. Ele chegou às 10h10 no colégio Nossa Senhora do Sion e saiu às 10h30. Questionado se havia votado em Kassab, o presidente confirmou. "Sem dúvida, desde que passou o primeiro turno, caberia a nós eleger o Kassab, que vai ganhar a eleição".


Especial para Terra