Florianópolis (SC)

Sábado, 25 de outubro de 2008, 22h16 Atualizada às 22h48

SC: Berger e Amin usam familiares como cabos eleitorais

  • Notícias

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Os candidatos a prefeito de Florianópolis (SC) apostam nos próprios familiares como os principais cabos eleitorais neste segundo turno das eleições. Nas últimas caminhadas e aparições públicas antes da abertura da votação, Esperidião Amin (PP) e Dário Berger (PMDB) usaram o prestígio de integrantes da família para garantir votos dos eleitores indecisos. Irmão, mulher e filho dos concorrentes saíram às ruas, pediram votos e se transformaram em cabos eleitorais.

O deputado federal Djalma Berger (PSB), prefeito eleito em São José, cidade da região metropolitana e quarto maior colégio eleitoral de Santa Catarina, participou de caminhadas e chegou a distribuir panfletos nos semáforos de Florianópolis para ajudar na reeleição do irmão.

"Procuramos ajudar pedindo votos aqui na capital", disse o cabo eleitoral. "Muitos eleitores de São José possuem familiares em Florianópolis e por isso vim reforçar a campanha de meu irmão", completou.

Berger, que administrou São José por dois mandatos, de 1997 a 2003, considerou a presença do irmão essencial neste segundo turno.

Esperidião Amin, por sua vez, contou com o apoio da mulher Ângela, deputada federal mais votada em Santa Catarina nas eleições de 2006 e antecessora de Berger na prefeitura municipal. "Ela ganhou o prêmio de melhor prefeita do Brasil por seis anos consecutivos", orgulhou-se o ex-governador.

O novo cabo eleitoral do candidato progressista é seu filho, João Antônio Heinzen Amin Helou, eleito vereador com o segundo melhor desempenho nas urnas: 6.271 votos.

Aos 28 anos, o mais novo vereador de Florianópolis destacou que, após eleito, passou a pedir votos para o pai principalmente junto ao eleitorado jovem. "Dediquei este segundo turno a agradecer minha votação e pedir votos para meu pai", disse. "Foram dias de trabalho intenso e acredito que possamos virar o jogo ao apagar das luzes".


Especial para Terra