São Paulo (SP)

Sexta, 24 de outubro de 2008, 10h06 Atualizada às 11h16

Veja o que abre e fecha no domingo em SP, BH, Rio e Porto Alegre

  • Notícias

Neste domingo, quando acontece o segundo turno do pleito, 27 milhões de eleitores escolherão prefeitos de 19 cidades e 11 capitais. Em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre alguns serviços funcionam normalmente, outros com horários especiais.

O Sindicato dos Lojistas de São Paulo informou que os comerciantes poderão abrir suas portas, dependendo da disposição de cada um, comprometendo-se a liberar seus funcionários para a votação. Na maioria dos shoppings centers, o funcionamento será das 14h às 20h, o mesmo de domingos e feriados.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, para o comércio em feriados somente é permitido desde que esteja autorizado em convenção coletiva de trabalho. Como não há acordo na capital mineira, o comércio em geral não poderá funcionar nos dias das eleições. Os lojistas de rua não trabalharão no dias das eleições. Vai haver exceções no ramo alimentício, como em praças de alimentação que funcionam em shoppings.

O sistema de trânsito do Rio de Janeiro é o mais afetado no dia do segundo turno das eleições municipais, com mudança em alguns pontos de tráfego. Por solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as mudanças serão feitas na avenida Ernâni Cardoso, em Cascadura, e na rua Alberto Leite, no Engenho de Dentro. Em Cascadura, moradores e veículos que prestam socorro em situações de emergência poderão circular livremente. A prefeitura suspenderá obras nas vias do município para facilitar o acesso da população aos colégios eleitorais. As ruas de lazer, que normalmente são fechadas aos domingos, estarão abertas ao tráfego de veículos.

Em Porto Alegre, os lojistas de rua não trabalharão no dias das eleições. No shopping Iguatemi, devem funcionar as áreas de alimentação e lazer das 11h30 às 22h. Segundo a coordenação do shopping, o funcionamento das lojas será opcional. Conforme informações da direção do shopping Praia de Belas, as áreas de alimentação e lazer vão ficar abertas das 9h às 21h. As lojas estarão fechadas.


Redação Terra