Cuiabá

Sexta, 24 de outubro de 2008, 00h49

MT: Mendes pode administrar obras do PAC, diz ministro

  • Notícias

Juliana Michaela
Direto de Cuiabá

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, declarou à imprensa que o candidato à prefeitura de Cuiabá (MT) pelo PR, Mauro Mendes, é capacitado para administrar os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na capital do Estado, já que as obras não iniciaram.

Márcio Fortes participou na noite de quinta-feira de duas ações de campanha do candidato Mauro Mendes (PR) nos bairros de Cuiabá. Ele primeiro visitou os moradores do bairro Jardim Gramado, e em seguida, se deslocou para o comício no bairro Dom Aquino, um dos mais antigos da capital.

"Nós apoiamos o candidato Mauro Mendes, pois ele tem condições de atender a população. Ele é um homem sério e trabalhador. Além disso, temos uma dupla aqui, a vice, Vera Araujo (PT) que tem uma atuação nos movimentos sociais. O PAC é um programa do Lula, temos que ter parceiros que façam com que ele ande, porque ele não anda sozinho. Nós trabalhamos com parcerias, é importante que a prefeitura faça bons projetos", disse Fortes.

O ministro destacou que o PAC não é só anúncio. "Tem que acompanhar as obras e cumpri-las no prazo. No caso de Cuiabá, não tivemos a liberação dos recursos financeiros das obras porque durante esse semestre ficou-se no processo se licitava ou não. Perdeu-se muito tempo, até que finalmente foi aprovada a liberação no mês setembro", contou Márcio Fortes.

Ao ser questionado se o atraso para licitação e início das obras em Cuiabá era o mais longo do País, Marcio Fortes não soube dizer, mas respondeu que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, irá apresentar no dia 30 de outubro um levantamento da situação das obras do PAC em todo país. Conforme Marcio Fortes, o levantamento seria passado em outubro, mas devido às eleições se prorrogou a divulgação.

"As obras não foram licitadas porque o Tribunal de Contas da União cancelou e o Ministério Público Federal apontou supostas irregularidades, por isso tivemos todo esse percalço que fez atrasar as obras. Isso que fez atrasar, por isso é necessário um candidato do perfil de Mauro Mendes para que as obras sigam em frente. Se você não for em cima, as obras não andam. Você tem que acompanhar passo a passo", ressaltou Fortes.

Segundo o ministro, o dinheiro está empenhado, mas tem que fazer primeiro a licitação. "Os recursos somente serão liberados se as obras forem executadas. O PAC é do governo federal, está como um selo no coração do Lula", finalizou.

Lula manda mensagem reforçando voto em Mauro Mendes
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou ao deputado federal Carlos Abicalil (PT) uma mensagem para ser retransmitida ao povo cuiabano. A mensagem, de encerramento da participação na campanha 2008 em Cuiabá, reforça o pedido de voto a Mauro Mendes (PR) e a vice, Vera Araújo (PT). O presidente destaca também que deseja encontrar um prefeito que possa fazer as mesmas parcerias como o que ocorre com o governador Blairo Maggi (PR).


Especial para Terra