Porto Alegre (RS)

Sexta, 24 de outubro de 2008, 07h31 Atualizada às 08h11

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre no dia das eleições

  • Notícias

Os lojistas de rua não trabalharão no dias das eleições. Vai haver exceções no ramo alimentício, como em praças de alimentação em shoppings.

No shopping Iguatemi, vão funcionar as áreas de alimentação e lazer das 11h30 às 22h. Segundo a coordenação do shopping, o funcionamneto das lojas será opcional.

Conforme informações da direção do shopping Praia de Belas, as áreas de alimentação e lazer vão ficar abertas das 9h às 21h. As lojas estarão fechadas.

As áreas de alimentação e lazer do shopping DC Navegantes funcionarão das 11h às 20h, de acordo com informações da direção do estabelecimento. Já o funcionamento das lojas será opcional, podendo ocorrer entre as 14h e 20h.

Segundo a direção do shopping Bourbon, a abertura das lojas será opcional das 14h às 20h. Confira o que abre e fecha em Porto Alegre

Transporte
De acordo com a Empresa Pública de Transporte Coletivo de Porto Alegre (EPTC), 70% da frota de ônibus estará nas ruas no dia das eleições. A EPTC informa também que as linhas terão Passe Livre.

A Trensurb informou que os trens partindo da estação Mercado vão funcionar da 5h06 às 22h51, com intervalo de 15 minutos, e das 22h51 às 23h25, com intervalo de 17 minutos. Os que partirem da estação São Leopoldo vão funcionar das 5h01 às 22h46, com intervalo de 15 minutos, e das 22h46 às 23h25, com intervalo de 13 minutos.

Abastecimento
Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), os supermercados de Porto Alegre poderão abrir no domingo de eleições, obedecendo à norma dos demais domingos e feriados. Os estabelecimentos que abrirem deverão, entretanto, liberar os funcionários durante pelo menos uma hora para que exerçam o direito ao voto.

Assistência social
Segundo a Fundação Social de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC), as Unidades de Abrigagem Adulta vão funcionar no dia das eleições. O Albergue Municipal (rua Comendador Azevedo, 215, bairro Floresta) estará aberto a partir das 19h. O Abrigo municipal Marlene (avenida Getúlio Vargas, 40, bairro Menino Deus) vai funcionar o dia inteiro.

O Abrigo municipal Bom Jesus (rua São Domingos, 410, bairro Bom Jesus) também irá funcionar às vinte e quatro horas. O Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h.

Educação
Todas as pré-escolas e escolas municipais vão funcionar nos horários habituais no dia 27, segunda-feira, mesmo aquelas que forem utilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) como local de votação.

Saúde
As quatro unidades de pronto-atendimento funcionam o dia todo. Elas estão localizadas nos bairros Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Restinga. Também atendem durante 24 horas os hospitais sob responsabilidade da prefeitura, como o hospital de Pronto Socorro e o hospital Materno Infantil Presidente Vargas.


Redação Terra