Eleições 2008

Segunda, 20 de outubro de 2008, 13h13 Atualizada às 12h38

TSE libera opiniões em sites de jornais

  • Notícias

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que serão liberadas as opiniões em sites de jornais. A decisão foi divulgada hoje após um encontro com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados onde haverá a segunda etapa do pleito.

Ayres Britto disse que será alterada a resolução que proibia a publicação de propaganda eleitoral e de opiniões nas páginas dos jornais na internet. Essa alteração tem a finalidade de permitir que os sites mantidos pelos órgãos de imprensa escrita não sejam incluídos na proibição de expressar opinião favorável ou contrária a candidatos.

O ministro afirmou que a Internet tende a ser utilizada "em todas as suas possibilidades" para informar os eleitores acerca dos candidatos a cargos municipais que disputarão o segundo turno.

A vedação à prática de propaganda ou manifestação de opinião sobre determinado candidato, no entanto, está mantida para as emissoras de rádio e TV, que são concessões e representam um serviço público.

"Tudo caminha na direção do uso desembaraçado de todas as possibilidades da Internet", comentou Ayres Britto.


Especial para Terra