PortoVelho (RO)

Segunda, 13 de outubro de 2008, 15h31 Atualizada às 15h30

TRE-RO registra aumento do trabalho voluntário nas eleições

  • Notícias

As eleições deste ano teve um aumento do número de mesários voluntários. A 2ª Zona Eleitoral (ZE) de Porto Velho, em Rondônia, que tem alistados 29.816 eleitores, contou com a participação de quase 100% de mesários voluntários.

Nessa ZE, 332 mesários trabalharam nas mesas receptoras de votos. Segundo o chefe de cartório Alexandre Gonçalves, apenas dois faltaram no dia da eleição e, mesmo assim, a ausência foi justificada com antecedência.

Ao participar de trabalho voluntário nas eleições, o cidadão contribui com a promoção da democracia. Além disso, quem trabalha como mesário tem garantido o direito à folga no trabalho, contada em dobro dos dias que se dedicou ao trabalho da Justiça Eleitoral. Esse direito vale para todos os trabalhadores, seja da iniciativa privada ou pública.

A participação nas atividades eleitorais é contada em vários concursos públicos, como o de ingresso na Justiça Eleitoral, que é critério de desempate. Nestas eleições, outra vantagem foi agregada - a do projeto Mesário Universitário, que teve como objetivo incentivar a participação dos estudantes de nível superior nos trabalhos eleitorais.

Essa foi uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral, que tem à frente a desembargadora Ivanira Feitosa Borges. O projeto ocorreu por convênio entre as faculdades e universidades de Rondônia, contando o tempo de prestação de serviços eleitorais como atividade extracurricular. Para isso, a Justiça Eleitoral emitiu um certificado de participação. Estudantes de vários municípios do Estado foram atraídos pelo incentivo.

Os interessados em ser mesário voluntário, nas próximas eleições, deve fazer a inscrição nas Zonas Eleitorais ou pelo site do TRE-RO - www.tre-ro.gov.br - onde há um link específico com todas as informações sobre as atividades do mesário voluntário e um formulário para preenchimento dos interessados.


Redação Terra