Cuiabá

Sexta, 10 de outubro de 2008, 22h20 Atualizada às 22h18

Cuiabá: Valtenir Pereira declara apoio a Mendes e DEM apóia Santos

  • Notícias

Juliana Michaela
Direto de Cuiabá

O candidato derrotado nas eleições à prefeitura de Cuiabá (MT) Valtenir Pereira (PSB) declarou apoio à candidatura de Mauro Mendes (PR) no segundo turno. No primeiro turno, o socialista havia conquistado 4,88% dos votos válidos. Ontem, o Democratas (DEM) anunciou que apoiará o concorrente, Wilson Santos (PSDB).

Pereira justificou o seu apoio ao afirmar que Mendes incorporou algumas propostas do plano de governo do PSB. Ele afirmou também que o candidato do PR está mais próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Iremos acompanhá-lo no segundo turno, pois ele integra o grupo do governador Blairo Maggi (PR) e do presidente Lula (PT). Acreditamos que ele é o candidato que irá resolver os problemas de Cuiabá", disse Pereira.

Valtenir Pereira destacou que apesar de seu partido não eleger vereadores, ele conseguiu conquistar 14 mil votos. "As pessoas que nos apoiaram, estamos orientando para que apóiem no segundo turno Mauro Mendes. Existem várias propostas que estamos em sintonia, como a melhoria da situação caótica que vive a saúde pública da cidade", comentou.

Ele também destacou projetos na área de coleta seletiva do lixo, escola em tempo integral e regularização fundiária.

Em contrapartida, o DEM seguiu uma orientação do Diretório Nacional e irá coligar com o PSDB no segundo turno.

O presidente do diretório estadual do DEM, Oscar Ribeiro, destacou que o apoio ao PSDB é algo histórico dentro do partido. Segundo ele, os carros dos correligionários já estão todos adesivados e os senadores do DEM, Gilberto Goelner e Jaime Campos, estão juntos em apoio à reeleição de Santos.

O outro candidato derrotado nas urnas, Walter Rabello (PP), informou por meio de assessoria de imprensa que se manterá neutro no segundo turno. O candidato do Psol, Procurador Mauro, que teve 3,67% dos votos válidos, não foi localizado.


Especial para Terra