Eleições 2008

Quinta, 9 de outubro de 2008, 21h22 Atualizada às 21h21

MT: Rabello fica neutro, mas Mendes ganha apoio de deputado do PP

  • Notícias

A candidatura de Mauro Mendes (PR) à prefeitura de Cuiabá (MT) ganhou a primeira adesão. O deputado estadual José Riva (PP), um das principais lideranças do Estado, afirmou que vai trabalhar pela eleição de Mendes na disputa do segundo turno contra o atual prefeito, Wilson Santos (PSDB).

"Estamos encaminhando apoio para o candidato Mauro Mendes por entender que, para o Partido Progressista, será muito mais favorável a sua eleição", disse Riva, que está exercendo o quarto mandato consecutivo como deputado estadual, em seu site oficial.

O posicionamento de Riva é diferente do que foi estabelecido pelo PP logo após a realização do primeiro turno. Inicialmente, o partido não quis definir um apoio e delegou a decisão a Walter Rabello, candidato do PP derrotado na primeira etapa das eleições.

Como Rabello, que obteve 16,94% dos votos válidos e ficou em terceiro lugar, decidiu se manter neutro, Riva adotou o posicionamento ao lado de Mendes, devendo levar também outros importantes políticos do PP para a coligação encabeçada pelo PR, que conta com o apoio do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Como assumiu a decisão do PP, Riva ainda pensa em conquistar o apoio de Rabello para a candidatura de Mendes. "Sem dúvida nenhuma, ele teria muito mais espaço vindo apoiar Mauro Mendes", comentou o deputado, que confia na vitória do candidato progressista, apesar da diferença de votos no primeiro turno.

"Tudo é questão de encaminhamento de campanha. Eu acredito tranquilamente na vitória do Mauro Mendes." Na primeira etapa da eleição, Mendes recebeu 26,59% dos votos válidos, enquanto Wilson Santos liderou, com 47,92% dos votos.

Como o candidato Procurador Mauro (Psol), o quinto colocado, também já manifestou neutralidade na campanha de segundo turno, a única dúvida é quanto ao posicionamento do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que ganhou 4,88% dos votos válidos e ficou em quarto lugar.


Redação Terra