Teresina (PI)

Quarta, 8 de outubro de 2008, 11h35

Piauí pode ter novas eleições em oito municípios

  • Notícias

Carlos Rocha
Direto de Teresina

Oito municípios piauienses poderão ter nova eleição, pois os votos dados a candidatos impugnados são considerados nulos, e quando estes ultrapassam 50% dos votos válidos, a lei eleitoral prevê que a eleição seja anulada.

Em Anísio de Abreu, o candidato Merval (PTB) conseguiu 1.971 votos, mas 3.192 votos foram considerados nulos, já que o candidato mais votado, Dr. Auricélio (PDT), teve a candidatura indeferida e aguarda o julgamento do recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Mesma situação acontece em Baixa Grande do Ribeiro, onde o candidato Ozires (PSB) conseguiu 2.333 votos sobre o candidato indeferido Audi Borges (PTB), mas os 3.383 votos considerados nulos podem inviabilizar a proclamação do eleito.

Em Barra d'Alcântara, foram 1.112 votos para Mardônio (PMDB), que teve a candidatura impugnada, o que fez com que os votos nulos na cidade fossem 1.214, favorecendo o candidato Gil (PSB). O candidato Osmar Sousa (PDT) pode ser beneficiado em Fronteiras, mesmo com a candidatura indeferida, porque 3.458 votos foram considerados nulos na cidade, e o candidato com mais votos foi Eudes (PMDB), que recebeu 3.328 votos.

Val Sá (PCdoB) teve 1.449 votos em Landri Sales, mas os 2.036 votos nulos podem forçar um nova eleição com o candidato Joedilson (PSB) que está com a candidatura sob judice. Em Pimenteiras Chico Bezerra (PTB) teve 3.021 votos sobre Arraes (PMDB), que estava com a candidatura indeferida. Como houveram 3.870 votos considerados nulos uma nova eleição pode acontecer na cidade.

Os outros dois casos de cidades onde podem acontecer novas eleições são em São Raimundo Nonato e Sigefredo Pacheco. Na cidade de São Raimundo Nonato o vitorioso foi Valmir Filho (PP) que teve 7.484 votos, mas houveram 8.729 votos nulos, pois o candidato Padre Herculano (PT) está com a candidatura indeferida e pode ser beneficiado com a nova eleição. Em Sigefredo Pacheco, Guido Leite (PTB) venceu com 2.259 votos, mas os 4.073 votos nulos podem provocar uma nova eleição entre ele e João Gomes (PCdoB).


Especial para Terra