Eleições 2008

Terça, 7 de outubro de 2008, 20h43 Atualizada às 20h39

Cidade amazonense elege primeiro prefeito indígena

  • Notícias

Nilson Hernandes
Direto de São Paulo

O candidato a prefeito pelo PT Pedro Garcia é o primeiro representante indígena eleito para o cargo da história de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Ele recebeu 51,68% dos votos válidos. A cidade figura, de acordo com o censo de 2000 do IBGE, como a maior em população indígena do Brasil, com 76,3% do total de habitantes.

A coligação Administração para Todos, que reuniu além do PT, PV, PP, PSB, PPS e PDT, ainda contou com outro indígena na chapa vencedora, o vice André Baniwa (PV), da etnia baniwa. Foram 6.366 votos recebidos de 23 grupos étnicos e de não-índios. A cidade está localizada na região conhecida como 'cabeça do cachorro', na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Venezuela.

Pedro Garcia, 47 anos, membro da etnia tariana, concorreu em 2004 à prefeitura da cidade amazonense, mas não obteve sucesso nas urnas. "Em 2006 disputei uma vaga na Câmara Federal, mas os votos necessários não vieram", disse.

A área territorial de São Gabriel da Cachoeira representa 18% do total do Estado amazonense, o maior do Brasil. Contudo, 95% do município são de terras indígenas demarcadas pela União. O restante sofre com problemas comuns ao restante das cidades da região da Amazônia brasileira, tais como a falta de saneamento básico, saúde e educação para todos.

"Falta saúde, educação e ações do poder público que gerem renda ao povo da cidade. Minha proposta é construir escolas e creches, resolvendo a falta de vagas e dando maior conforto aos alunos que estudam atualmente, além de gerar emprego com essas obras", afirmou Pedro Garcia.

Segundo o candidato vencedor em São Gabriel da Cachoeira, as escolas funcionam de forma precária na cidade. "São espaços cedidos por moradores para que as aulas aconteçam. Mas, para acabar com isso é preciso uma parceria com o governo federal", afirmou.

Aliás, Garcia salientou que a parceira entre os governos estadual e federal será fundamental para que a cidade amazonense consiga melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, principalmente na saúde. "A atual administração dividiu a zona rural, sob responsabilidade de uma ONG, da urbana. Vou procurar parcerias governamentais para melhorar a qualidade de um modo geral".

A segurança pública é outro grande problema a ser resolvido, disse Pedro Garcia. "Nós estamos às escuras por aqui. Com isso, a violência cresce. Vamos procurar o governo estadual para debater essa questão, com mais viaturas e policiais militares também".

Saneamento básico inexiste em São Gabriel da Cachoeira. "Em 2007 o presidente Lula esteve por aqui para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas a atual administração não buscou os recursos para investir nessa parte", declarou o candidato vitorioso.

Sobre a base de sustentação política eleita para a Câmara de Vereadores, Pedro Garcia afirmou que das nove vagas, quatro foram preenchidas por candidatos da sua coligação. "Já estamos conversando com um eleito que já sinalizou que pretende nos ajudar a melhorar a vida do nosso povo".


Especial para Terra