Teresina (PI)

Segunda, 6 de outubro de 2008, 21h29 Atualizada às 23h42

Dos 21 vereadores, oito se reelegem em Teresina

  • Notícias

Carlos Rocha
Direto de Teresina

Dos 21 vereadores que faziam parte da Câmara Municipal de Teresina (PI), oito se reelegeram depois das eleições realizadas no último domingo. Parlamentares como Fernando Said (PSDB), Francisco Nogueira (PSDB) e Olésio Coutinho (PTB) - o parlamentar com maior número de mandatos na casa- não conseguiram manter os seus mandatos. Um dia depois do pleito ainda há esforço para entender o que aconteceu.

Para a vereadora Teresa Brito (PV) que apresentou um expressivo aumento na votação (mais de 7 mil votos), as eleições foram muito concorridas e por esse motivo, a população pode escolher melhor. "Foi uma eleição muito concorrida e fui eleita com muito trabalho já que não tinha tanto dinheiro", ressaltou. A vereadora reeleita confessa que teve surpresas com o resultado do pleito.

"Confesso que tive surpresas com o Fernando Said, o Francisco Nogueira e a Graça Amorim (PTB)", disse Teresa. No entanto ela disse que se trata de uma questão de legenda. "Fiquei feliz porque o PV conseguiu manter a sua bancada", comentou.

Para Teresa grupos organizados fizeram a diferença. "Houve a organização de grupos e foram a campo para eleger alguns nomes. O Estado tem uma estrutura de apoios muito grande, como o Décio Solano que tinha o apoio do presidente da Agespisa (Águas e Esgoto do Piauí) e do secretário de educação", analisou.

Elizeu Aguiar (PTB), outro vereador reeleito, disse que esta foi uma eleição muito complicada para quem cumpria mandato. "Houve um sentimento de renovação por parte dos eleitores", comentou. Assim como Teresa, ele disse que não entende o resultado. "A gente busca uma explicação porque tem vereadores que prestam um excelente serviço", afirmou.

Para o vereador eleito Rodrigo Martins (PSB), a população queria mudar. "Foi um apelo popular. Vi isso em nossas caminhadas. O povo queria mudanças, ver trabalho de quem está no poder público", disse.

Para outro vereador eleito, Levino de Jesus (PRB) aumenta a responsabilidade. "O povo quer uma mudança para que esses parlamentares correspondam. O povo está entendendo cada vez a política e a necessidade de ter políticos comprometidos e talvez por isso haja essa cobrança da população que veio nas urnas", destacou.


Especial para Terra