Natal (RN)

Segunda, 6 de outubro de 2008, 01h40 Atualizada às 01h39

RN teve primeira votação 100% eletrônica

  • Notícias

Anna Ruth
Direto de Natal

A eleição de 2008 ficou na história do Rio Grande do Norte como o primeiro pleito com a votação 100% eletrônica. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) registrou problema em mais de 70 urnas, mas não houve necessidade de votação manual.

O presidente do TRE-RN, desembargador Expedito Ferreira, fez uma avaliação "altamente positiva do pleito". "Essa foi uma eleição tranqüila e mostrou que precisávamos mesmo das tropas federais, presentes em 107 municípios. Junto com os policiais militares e todo reforço, as tropas federais garantiram a tranqüilidade do pleito", destacou o desembargador, fazendo referência aos 2 mil homens das tropas federais que atuaram no pleito potiguar.

No boletim de ocorrências do tribunal consta que 73 pessoas foram presas durante o pleito. Dessas, três eram candidatos que disputavam vagas na Câmara Municipal. Pedro Mesquita, em Nísia Floresta, foi preso por transporte ilegal de eleitores, e José Edmilson, em São Miguel, por compra de votos. Também consta nas ocorrências que Djalma Ferreira da Cruz, em Taipu, foi preso por distribuição de alimentos.


Especial para Terra