Maceió

Domingo, 5 de outubro de 2008, 23h19 Atualizada às 01h27

Maceió: Heloísa Helena supera votos de candidato a prefeito do Psol

  • Notícias

Heloísa Helena foi a vereadora mais votada em Maceió (AL)
Heloísa Helena foi a vereadora mais votada em Maceió (AL)
Hermano Freitas/Terra

A ex-senadora Heloísa Helena (Psol) foi a vereadora mais votada em Maceió (AL). Com 29.516 votos (7,4% dos votos válidos), ela somou 23.610 votos a mais do que o candidato a prefeito pelo partido na cidade, Mário Agra. Ele ficou na quarta posição, com 5.906 votos, ou 1,5% do total de votos válidos.

Devido ao coeficiente eleitoral, medido pelo número de votos dado à legenda, o Psol também elegeu Ricardo Barbosa, que ganhou 453 votos válidos (0,11%). A diferença entre o candidato do Psol e a última colocada antes dele, Amilka Melo (PDT), foi de 2.626 votos - Amilka contabilizou 3.079 votos válidos, ou seja, 0,77% do total.

Na reta final da campanha, Heloísa Helena considerava difícil conquistar 20 mil votos. No panfleto distribuído por ela nas ruas da capital, a candidata pedia aos eleitores "que não se enganassem" achando que ela já estaria eleita e acusava os adversários de quererem passar essa impressão a seu eleitor.

De acordo com a assessoria da candidata, ela acompanhou o resultado em casa e só irá se pronunciar nesta segunda-feira. A primeira atitude de Heloísa, ainda segundo seus assessores, foi agradecer a Deus e aos eleitores "que entenderam o compromisso que ela tem com a política limpa e para as mudanças que irão acontecer na cidade de Maceió".

A capital alagoana elegeu 21 vereadores, número total de vagas da Câmara Municipal. O prefeito eleito foi Cícero Almeida (PP) com 319.831 votos, ou 81,49% dos votos válidos.


Redação Terra