Boa Vista (RR)

Domingo, 5 de outubro de 2008, 20h40 Atualizada às 02h40

Iradilson Sampaio é reeleito em Boa Vista

  • Notícias

Iradilson Sampaio (PSB) pretende a reeleição para a prefeitura de Boa Vista
Iradilson Sampaio (PSB) pretende a reeleição para a prefeitura de Boa Vista
Cyneida Corrêia/Especial para Terra

Com 100% dos votos apurados, o atual prefeito Iradilson Sampaio (PSB) já está matematicamente reeleito à prefeitura de Boa Vista (RR), com 54,35% dos votos válidos. A coligação Boa Vista de Todos Nós (PSB-PMDB-PV-PP-PHS-PDT-PTC-PT), que tem como vice Suely Campos (PP), confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas e terminou as eleições municipais em primeiro lugar. Em Boa Vista não há segundo turno, pois o número de eleitores é inferior a 200 mil.

Em segundo lugar ficou o deputado Luciano Castro (PR) com 41,64% dos votos válidos. Castro, de acordo com as pesquisas divulgadas pelo Ibope ao longo da campanha, não conseguiu se aproximar do atual prefeito em nenhum momento. Iradilson oscilou sempre próximo dos 50% das intenções de votos, enquanto Castro aparecia com cerca de 25%. Em terceiro lugar, Luís Oca (Psol) teve 2,46% e, em último, ficou Ariomar Farias, com 1,56%. Brancos foram 2,31% e nulos somaram 4,75%. Ao todo, 123.277 compareceram às urnas neste domingo.

Iradilson Sampaio conquistou o eleitorado de Boa Vista com propostas de promover ações para qualificar a mão-de-obra da cidade visando as vagas de trabalho que serão criadas em Roraima pelos projetos federais de incentivo ao comércio, como a Zona de Processamento de Exportação e na Área de Livre Comércio.

Na vida política, Iradilson elegeu-se em 1988 como primeiro suplente de vereador. Ele é filiado ao PSB e já pertenceu ao PCdoB e PPS. Por três vezes, foi deputado estadual (1990, 1994 e 1998). Renunciou ao último mandato para ser vice-prefeito de Teresa Jucá. No dia 31 de março de 2006, assumiu a prefeitura de Boa Vista, após Teresa Jucá renunciar para disputar uma vaga para o Senado. Em março deste ano, ganhou o prêmio de Prefeito Empreendedor, na categoria ¿Grandes Municípios¿.


Redação Terra