Belém (PA)

Domingo, 5 de outubro de 2008, 11h59

Cardoso e Ana Júlia chegam juntos na votação em Belém

  • Notícias

Lucy Silva
Direto de Belém

O candidato Mário Cardoso (PT) chegou na Escola Estadual Engenheiro Magalhães Barata, no bairro de São Brás, em Belém, no Pará, às 9h30 da manhã, acompanhado da governadora Ana Júlia Carepa (PT), saudado por vários militantes na entrada da escola.

Ao entrar na seção, estava de mãos dadas com a governadora, causando espanto aos mesários e presidentes de mesa. Usou o direito de prioridade pelo fato de ser candidato e maior de 65 anos e não pegou a fila. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o código eleitoral brasileiro dá a prerrogativa ao candidato de passar à frente de todos, após a devida identificação.

"Acho que o povo de Belém compreendeu bem a nossa mensagem, do nosso projeto político, que é ter esses três governos juntos. O meu, da companheira Ana e do companheiro Lula", disse o candidato após votar rapidamente.

"Andei por 60 municípios durante a campanha e percebi que se fortalece no Pará e no resto do País a aceitação do projeto político encabeçado pelo PT. Tenho a certeza de que o companheiro Mário vá para o segundo turno", disse a governadora petista.

De lá, eles seguiram de carro para a Escola José Veríssimo, no bairro Batista Campos, onde a governadora vota. Ao chegar, às 10h45, eles saíram do veículo e seguiram caminhando juntos até a Praça Batista Campos, próxima ao local de votação. Depois, se dirigiram à seção, onde foram recebidos por apitaços dos militantes do PT, reunidos na porta da escola.

Ana Julia, que chamava o tempo todo o candidato Mário Cardoso de prefeito, fez uma avaliação do processo eleitoral no Estado. "O nosso processo eleitoral configura uma festa para a democracia. Acredito que vamos ampliar e muito esse projeto político no Estado com a eleição de vários novos prefeitos, não somente do PT , mas também da base aliada", declarou. Já o candidato reafirmou a confiança na votação: "Depois de todos os debates , tenho certeza de que vou para o segundo turno. Vou fazer de Belém a cidade mais bonita da Amazônia e do Brasil."


Especial para Terra