Fortaleza (CE)

Sábado, 4 de outubro de 2008, 19h46 Atualizada às 19h54

Ibope: Luizianne Lins lidera com 45% em Fortaleza

  • Notícias

Bruno de Castro
Direto de Fortaleza

A atual prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), lidera a última pesquisa realizada pelo Ibope antes do primeiro turno das eleições municipais, com 45% das intenções de voto. O estudo foi encomendado pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) e indicou que a petista é seguida por Moroni Torgan (DEM), que somou 26%. Em terceiro, vem Patrícia Saboya (PDT), com 13%. Atrás dela, estão Renato Roseno (Psol), com 5%, Pastor Neto Nunes (PSC), com 2%, e Aguiar Jr. (PTC) e Sérgio Braga (PPS), com 1%. Os candidatos Adahil Barreto (PR) e Carlinhos (PCB) não pontuaram. Os votos brancos e nulos representam 4%, e os que não souberam ou não opinaram, 3%. O levantamento ouviu 805 pessoas entre os dias 2 e 4 de outubro e tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados estão registrados na 116ª zona eleitoral sob o número 111.803/2008.

Em comparação com a amostragem anterior, Luizianne caiu cinco pontos percentuais, enquanto Moroni cresceu seis pontos. Patrícia oscilou com a perda de três pontos, Renato passou de 2% para 5%, e Pastor Neto acrescentou 1% aos seus índices. Com isso, a hipótese de um segundo turno continua em aberto, segundo o instituto, pois os percentuais de todos os outros candidatos superam o de Luizianne (48% a 45%).

Levando em consideração apenas os votos válidos - quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos -, Luizianne ficou com 48%, Moroni com 28%, Patrícia com 14%, Renato com 6%, Pastor Neto com 2% e Sérgio Braga e Aguiar Jr. com 1% cada. Novamente, Adahil Barreto e Carlinhos não chegaram a 1%.


Especial para Terra