Eleições 2008

Sábado, 4 de outubro de 2008, 17h49 Atualizada às 17h49

TRE-PB sorteia urnas eletrônicas que serão auditadas

  • Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sorteou uma urna da capital, da 1ª Zona Eleitoral (ZE), seção 172ª e outra do interior do Estado, da 33ª ZE, que pertence a Itaporanga, seção 99ª, de São José de Caiana. Essas urnas eletrônicas serão auditadas durante o processo de votação paralela neste domingo. O juiz Carlos Neves da Franca Neto, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Paralela, esteve à frente dos trabalhos que aconteceram no edifício-sede do TRE.

A urna da capital já está no TRE-PB, sob a guarda da Polícia Federal, a outra urna deve chegar no fim da tarde deste sábado. O evento contou com a participação de representantes do PCB, PSB e DEM, alunos da Escola Estadual Nicodemos Neves e Colégio Exato, além de representantes da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Frente de Combate à Corrupção e o Ministério Público.

A auditoria oficial acontece no dia das eleições. Depois de abertas às urnas de lonas e retiradas as cédulas para apuração manual, os votos anteriormente preenchidos por representantes de partidos políticos e alunos de três escolas serão digitados nas urnas eletrônicas sorteadas. Após o encerramento da votação paralela, o resultado obtido pela apuração manual será confrontando com o boletim emitido pela urna eletrônica.

Carlos Neves avaliou esta primeira parte dos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas como "excelente e positivo". "A participação de todo o pessoal envolvido é de grande importância para o êxito deste trabalho", afirmou o presidente da Comissão de Auditoria. Esse trabalho terá início às 08 horas do domingo (05 de outubro), no térreo do edifício-sede do TRE, na Avenida Princesa Isabel, 201, João Pessoa,. Todo o processo será filmado e poderá ser acompanhado por fiscais das agremiações políticas e coligações, além de representantes da sociedade civil organizada.


Redação Terra