Natal (RN)

Sábado, 4 de outubro de 2008, 11h51 Atualizada às 11h50

Seções eleitorais recebem as primeiras urnas em Natal

  • Notícias

Urnas começam a chegar em Natal
Urnas começam a chegar em Natal
Juliska Azevedo/Especial para Terra

Juliska Azevedo
Direto de Natal

As 1.179 urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições em Natal já estão sendo instaladas nas cinco Zonas Eleitorais da capital do Rio Grande do Norte. Até o final do dia, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estarão preparando os locais de votação: ligando as urnas, organizando as salas e fazendo as indicações das secções eleitorais.

Os Correios são os responsáveis por transportar as urnas do TRE até aos locais de votação. Após a arrumação das seções por equipes de apoio coordenadas pelos cartórios eleitorais, dois Policiais Militares assumem a responsabilidade pela guarda das urnas até a chegada do supervisor eleitoral de cada local, amanhã, às 6h30. Além das 1.179 urnas para votação, há 70 urnas reserva para o caso de substituições e 30 destinadas para justificativas.

A coordenadora de equipe Mônica Ferreira Fulco, que atua na segunda Zona Eleitoral, afirmou que grupos de 10 pessoas têm gasto uma média de 40 minutos para organizar cada local de votação.

No bairro de Lagoa Nova, um dos maiores da zona leste da cidade, a primeira urna foi instalada em um campus da Universidade Potiguar, às 7h20. Alguns dos locais de votação contam com equipamentos especiais para uso de portadores de deficiência, sendo 306 seções com fones de ouvido para os deficientes visuais. Em Natal há 498.870 eleitores.


Especial para Terra