Boa Vista (RR)

Sexta, 3 de outubro de 2008, 13h30 Atualizada às 13h31

Exército entrega urnas às comunidades de difícil acesso de RR

  • Notícias

Rebeca Lopes
Direto de Boa Vista

Dois helicópteros do Exército Brasileiro transportando 25 técnicos de transmissão saíram hoje cedo de Boa Vista (RR) com a missão de concluir a entrega das urnas eletrônicas em algumas localidades e comunidades indígenas de difícil acesso. A entrega vai garantir o voto de mais de 10 mil eleitores, na maioria indígena.

Dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, nos municípios de Uiramutã e Normandia, são 17 e 19 seções, respectivamente, e, ao todo, 8.565 eleitores. No caso de Uiramutã, o acesso às comunidades de Santa Inês, Manalai, Água Fria e Caju ocorre apenas através de avião.

No sul do Estado, são apenas duas seções, uma em Jatapuzinho, que tem 137 eleitores, e outra na Maloca do Rio Anauá, com apenas 53 eleitores. No Baixo Rio Branco, onde o acesso se dá apenas por barco ou avião, serão sete seções, com 1.280 eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) afirmou que, apesar da distância, os dados chegarão mais rápidos, pois serão transmitidos através do BGAN, uma tecnologia de banda larga de última geração. A expectativa do coordenador é que até as 21h a apuração dos 15 municípios alcance 90%.


Especial para Terra